O topless é discussão antiga no Brasil, mas ganha foco cada vez que o uso ganha adeptas e assim toma conta da internet ou das discussões. Nesta semana, dois fatos trouxeram o tema de volta à tona: um no BBB e o outro envolvendo a ex-namorada da atriz Camila Pitanga, a produtora Ana Beatriz Coelho, que chegou a ser algemada por ficar sem a parte de cima do biquini na praia. Mas personalidades como Vera Fischer e Paolla Oliveira já estiveram no ápice da discussão anos atrás. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina no WhatsApp

O básico da discussão envolve mulheres e apoiadores dos direitos iguais entre homens e mulheres “contra” aqueles que se sentem incomodados com a figura feminina em locais públicos usando poucos (ou nenhum) panos de roupa,. 

Nesta terça-feira (1º), em comemoração pela volta do paredão, as sisteres do Big Brother Brasil, Natália, Jessilane e Linn da Quebrada celebraram pulando na piscina da casa mais vigiada do país somente de calcinha. O topless das três movimentou as redes sociais.

No último sábado (29) a produtora Ana Beatriz Coelho, ex-namorada da atriz Camila Pitanga, foi detida, algemada e levada para a delegacia da cidade Vila Velha, no Espírito Santo, após fazer topless em uma praia. Segundo a Polícia Militar, a guarnição recebeu uma denúncia sobre o topless e levou a produtora para a delegacia com algemas nos pés. O caso teve repercussão nacional no início da semana. A produtora foi liberada após prestar depoimento. 

Continua depois da publicidade

Outros casos representativos 

Ao longo dos anos personalidades brasileiras estiveram envolvidas na polêmica do topless. Em março de 2021, a atriz catarinense Vera Fischer compartilhou nas redes sociais uma foto em que fazia topless também na praia. O registro foi feito na Bahia em 1983. O #tbt publicado pela atriz, ganhou repercussão nacional. 

Com os mamilos à mostra ou não, de lado, de costas ou de frente, a nudez feminina provoca reações. No carro, em 2020, o topless feito pela cantora de funk MC Mirella gerou discussões após vídeo publicado nas redes sociais. Nas imagens a MC estava com os seios à mostra com os mamilos cobertos por um protetor de mamilos. 

> Projeto promove visita on-line a museus para jovens estudantes de Joinville

Ganhando as redes sociais a cada clique, a atriz Paolla Oliveira também virou assunto pelo polêmico topless. De costas, a foto publicada em dezembro de 2021 foi assunto nas redes sociais e gerou elogios e críticas dos internautas.

É crime?

Apesar de não ser considerado crime no Brasil, o topless pode se enquadrar no crime de ato obsceno, previsto em lei ( Art. 233 do Código Penal), que prevê pena de detenção ou multa. 

Continua depois da publicidade

Leia mais: 

Catarinense pode ser nova integrante do grupo de Kpop Blackswan

Rodrigo é eliminado do BBB 22 no segundo paredão

Sisteres celebram volta do paredão pulando na piscina de topless
Sisteres celebram volta do paredão pulando na piscina de topless – (Foto: Reprodução/Rede Globo)
Produtora foi detida e levada para a delegacia com algemas nos pés
Produtora foi detida e levada para a delegacia com algemas nos pés – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Atriz catarinense foi assunto nas redes sociais após registro feito em 1983
Atriz catarinense foi assunto nas redes sociais após registro feito em 1983 – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Cantora repercutiu após fazer topless no carro
Cantora repercutiu após fazer topless no carro – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Foto da atriz teve elogios e críticas dos internautas
Foto da atriz teve elogios e críticas dos internautas – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)