Após a Argentina levar a Copa do Mundo na disputa por pênaltis contra a França, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, declarou “feriado” no bairro Canasvieiras neste domingo (18). A região é a que concentra o maior número de argentinos na capital catarinense.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp 

“Feriado Nacional na República de Canasvieiras. Parabéns, Hermanos!”, disse em uma publicação nas redes sociais.

Dezenas de argentinos acompanharam a partida em Canasvieiras. Mesmo com chuva e poucas opções de bares transmitindo a partida, o público se fez presente e se aglomerou onde era possível. A festa branco e azul foi regada a cerveja, caipirinha e erva-mate. Em algumas mesas era possível ver os três itens distribuídos. Outro elemento presente e inusitado eram os guarda-chuva ou capas de proteção. A chuva não deu trégua em nenhum minuto do jogo.

Continua depois da publicidade

Festa argentina em Florianópolis tem culto a Messi, erva mate e buzinas

Na disputa pelo tricampeonato, a Argentina venceu a França no Estádio Lusail, no Catar, e ficou com o título da Copa do Mundo 2022. Os argentinos voltaram a levantar a taça do mundial depois de 36 anos.

Depois do empate em 2 a 2 no tempo normal, e novo empate, em 3 a 3, na prorrogação, os sul-americanos superaram os franceses nas penalidades e se sagraram campeões.

Este foi o terceiro título da Copa do Mundo da Argentina. Antes, venceu os Países Baixos em 1978, e em 1986 bateu a Alemanha Ocidental. A França, que também buscava o tri, vinha do título de 2018, contra a Croácia, e bateu o Brasil em 1998.

Leia também:

Nos pênaltis, Argentina bate a França na Copa do Mundo do Catar e conquista o tricampeonato

Continua depois da publicidade