A 26ª edição do Top of Mind celebrou, na noite desta quarta-feira (9), cases e histórias de marcas catarinenses que inovaram e se transformaram neste ano de pandemia. Nesta edição em que não houve entrega de prêmios, foi lançada a pesquisa “Raio-X do catarinense”. O objetivo é preparar as marcas para 2021, revelando gatilhos de consumo para o próximo ano.
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— O evento é um ícone da comunicação do Estado e representa a conexão entre as marcas e os consumidores. Mas, 2020 foi um ano diferente. A pandemia alterou as expectativas em relação às marcas e a toda a jornada de consumo. Um ano onde essa conexão aconteceu não apenas na lembrança, mas na prática. Por isso, esse ano teremos essa edição especial, o Top of Mind em Ação — afirmou Adriano Araldi, diretor-geral de mercado da NSC.
A cerimônia aconteceu de forma inédita em um formato híbrido, sendo transmitida on-line no NSC Total e no Facebook do NSC TOTAL. A condução do evento foi feita pela jornalista e apresentadora da NSC TV, Mayara Vieira, e contou comentários dos colunistas da Dagmara Spautz, Estela Benetti, Pedro Machado e Jefferson Saavedra.
Ao longo do evento foram detalhados os resultados da pesquisa “Raio-X do catarinense”, além da metodologia utilizada no estudo.
Foram usados quatro eixos condutores do levantamento: “O que os catarinenses esperam das marcas?”,” Onde os consumidores pretendem gastar seu dinheiro?”, “2021 será um ano visto com otimismo pelos catarinenses?” e “Qual será o principal canal de compras?”
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— De forma criativa, se buscou um novo enfoque com a realização de ampla pesquisa na qual foi colhido dos consumidores catarinenses suas razões, reações, sentimentos e expectativas em relação às marcas e seus valores — disse José Nazareno Vieira, presidente do Instituto Mapa.
Destaques da pesquisa “Raio-X do catarinense”
Um dos dados revelados pelo estudo do Insituto Mapa mostra que 60% dos catarinenses enxergaram este ano com angústia, tristeza, preocupação e frustração. Já para 2021, o cenário muda completamente, as palavras-chave são: esperança e superação, para 79% dos consumidores. Oito a cada dez catarinenses olham o futuro com otimismo.
Em relação ao comportamento dos catarinenses no e-commerce, a internet desponta como o canal de compras que mais deverá crescer em 2021.Ou seja, o e-commerce veio mesmo para ficar.
A prova é que 68% dos consumidores pretendem comprar igual ou ainda mais online. Além disso, 31% pretendem comprar mais utilizando aplicativos.
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Baseados nas experiências de home office em 2020, 52% dos consumidores têm a intenção de preparar mais refeições em casa. E 23% da população deve aumentar o consumo de artigos “do it yourself”.
A procura por itens para reforma da casa também cresceu, aparecendo como prioridade para 48% dos catarinenses. A aquisição de móveis é desejo de 43% dos entrevistados, enquanto 38% anseiam pela compra de eletrodomésticos
Em meio à pandemia, novas práticas passarão a fazer parte da vida dos catarinenses. A busca por novas necessidades e por praticidade na compra e deslocamento, fez o catarinense experimentar mais.
A pesquisa mostra que 41% experimentou novas marcas durante esse período; 31% tem a intenção de voltar a usar as marcas de antes e 25% não pretendem voltar a usar as mesmas marcas.
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Em Florianópolis foi observado o maior percentual de consumidores que trocaram de marcas durante a pandemia 52% e em Criciúma, o menor 32%.
Outro dado trazido pelo “Raio-x”, é a importância das marcas se estarem engajadas e manterem os padrões de segurança e estarem disponíveis para o cliente.
Alguns critérios de escolha se tornarão mais importantes para os catarinenses em 2021, quando comparados com o período pré-pandemia. Entre eles está a segurança sanitária, que passou a ser 28% mais importante.
Transmitir atitudes e mensagens otimistas também aparece na lista com variação positiva de 16% quando comparado com a opinião dos catarinenses de antes da pandemia.
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Baixe aqui a pesquisa completa.
Metodologia
A pesquisa, realizada pelo Instituto Mapa, realizou 500 entrevistas por meio de telefone para entender mais sobre o comportamento de consumo dos catarinenses e apontar tendências para 2021.
Os entrevistados tinham entre 21 e 65 anos de idade, pertenciam a diferentes classes sociais e tinham realizado compras nos últimos três meses
A pesquisa foi aplicada entre 11 e 24 de novembro em seis cidades polo do estado de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages.
Homenageados
Os cases reconhecidos nesta edição foram apresentados pelas empresas Koerich, Angeloni, Sicoob, Unimed, Fort Atacadista, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Cassol, Schaefer Yachts, Beiramar Shopping, Intelbrás, Fecomércio, Uniasselvi, Unisociesc,Orsegups, Sicredi, Unesc, FG Empreendimentos e Engie.
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Uma das homenageadas, a Fiesc entende que superar significa educar, inovar e proteger as indústrias catarinenses. Com arte e muito esforço, a instituição reconhece os catarinenses que se reinventaram, valorizando o nosso produto do estado.
Já a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, apoiou os empreendedores catarinenses a desenvolver novos jeitos de aprender, trabalhar, interagir e conviver.
O Koerich manteve o foco em atender bem o cliente. A empresa adotou medidas para estar cada vez mais ao lado do seu público e investiu nos seus canais de comunicação e relacionamento.
Acesse o canal Top of Mind em Ação e veja na íntegra as histórias das marcas que se reinventaram por Santa Catarina neste ano de desafios.
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