O top model Carol Trentini dedicou parte dessa semana a ajudar no mutirão de faxina no Rio Grande do Sul. Capa da Vogue por várias vezes e posando para marcas renomadas como Dolce e Gabanna, ela deu exemplo ao deixar a casa onde mora, em Balneário Camboriú, e ir ao estado natal para limpar casas de vítimas das enchentes. Embora bastante discreta nas publicações, as imagens compartilhadas nas redes sociais dão uma dimensão do cenário desolador após as águas baixarem (veja fotos abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Balneário Camboriú e região por WhatsApp
O mutirão é fruto de um movimento liderado pela também modelo e influenciadora Ellen Milgrau, que soma mais de um milhão de seguidores no Instagram. Junto com Trentini e outros voluntários, incluindo o fundador do projeto Meu Lar de Volta, elas têm usado os canais pessoais na internet para mobilizar pessoas dispostas a participar das faxinas. O grupo tem atuado em pelo menos três cidades do Rio Grande do Sul e assim estão conseguindo limpar cerca de cinco casas por dia.
As imagens mostram residências tomadas pela lama e pilhas altas de entulho se acumulando às margens das ruas. No meio da limpeza, alguns objetos simbólicos chamam a atenção, como imagens santas intactas e fotos pessoais das famílias antes da maior tragédia climática gaúcha. Trentini desabafa em algumas publicações sobre os sentimentos contraditórios diante da destruição. Ela conta que por um lado tem a alegria de poder ajudar, mas por outro a tristeza de ver que ainda há tanto a ser feito.
“Fiquei pensando o que escreveria nessa legenda, mas nada faz jus ao que senti e vi nesses últimos dias aqui. O odor nas casas que um dia abrigavam o cheirinho de café passado ou chimarrão verdinho. O rosto da moradora, que reconheci em uma foto antiga de aniversário da família achada molhada no meio da lama. Os brinquedos das crianças que muitas vezes olhei e pensei “meus guris tinham esse também”. O menino de 10 anos que veio nos chamar pra ajudar porque a vizinha estava dormindo em cobertor sob os escombros e sujeira em estado de choque… Não tem como sair a mesma pessoa daqui. Me sentido tão insignificante quanto capaz, tão frágil quanto forte. Se eu puder pedir algo pra você que tá vendo esse post: Seja um voluntário. Algumas horinhas do seu dia equivalem a muitos tijolinhos que ajudamos a reerguer na vida das pessoas atingidas”, escreveu a top model.
Continua depois da publicidade
Fotos mostram situação das casas quando águas baixaram
Desde quando o RS começou a sofreu com as inundações, a top model tem se mobilizado para conseguir doações ao povo gaúcho, indicando pessoas e projetos de confiança e também combatendo notícias falsas. No começo desse mês, quando o filho Benoah completou oito anos, ela pediu aos convidados que invés de presentes para o pequeno fossem dados itens de material escolar para as crianças de Canoas.

Os voluntários previam para o próximo sábado (15) uma grande ação de faxina na região norte de Porto Alegre. Entretanto, a previsão da Defesa Civil apontando risco de chuvas fortes para o fim de semana acabou gerando o adiamento. O mutirão foi remarcado agora para 23 de junho. Mais informações sobre como ajudar na campanha basta clicar aqui.
Leia mais
Sobe para 17 o número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul
Empresário de Balneário Camboriú dá exemplo de solidariedade e passa 17 dias ajudando no RS
Equipes da Celesc ajudaram a restabelecer energia em Porto Alegre e 35 comunidades do RS