Uma toninha que era monitorada há mais de uma década foi encontrada morta na praia do Lixo, em São Francisco do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina, no fim de junho. O animal, batizado de Estrela, foi visto pela primeira vez em 2012, quando ainda era filhote. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com informações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que acompanhava o animal neste período, Estrela era a única toninha no mundo que foi monitorada durante toda a vida.

Fotos da toninha “Estrela” encontrada morta em SC

Durante a avaliação externa do animal, foi observado que a toninha estava bastante abaixo do peso. Devido ao avançado estado de decomposição, não foi possível saber a causa exata da morte do Estrela, porém, a captura acidental em redes de pesca é a maior ameaça às toninhas. 

Continua depois da publicidade

Ainda conforme o PMP-SP, desde 2014, a toninha está na lista oficial das espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção na categoria “criticamente em perigo”. Em nível mundial, a toninha se encontra na categoria “vulnerável”, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Leia também

Santa Catarina tem quase mil casos de violações contra LGBTQIA+ em 2024

Empresa de moda de SC lança coleção com “fio do futuro” a partir de roupas usadas

Festival de Dança de Joinville elege os vencedores das danças populares e balé neoclássico