O ciclista cearense radicado em Guarulhos (SP), Antonio Nascimento, o Tonho, da equipe Memorial-Santos, venceu neste domingo, dia 31, a dura etapa da Serra do Rio do Rastro e assumiu a liderança da 17ª Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Ele completou os 129 quilômetros do trajeto entre Laguna e Bom Jardim da Serra em três horas 38 minutos e 18 segundos. A competição segue até o próximo domingo, dia 7, terminando em Joinville, com um total de 771 quilômetros.
Após duas disputas, Tonho tem 3h43min33s, com 12 segundos de vantagem sobre o gaúcho de Farroupilha, Maurício Morandi, da Vince/ Blumenau, que neste domingo chegou com o mesmo tempo do vencedor.
O catarinense de Brusque, Márcio May, também da equipe Memorial-Santos, que luta pelo tetracampeonato, aparece em terceiro lugar, 1min34s atrás. A disputa foi considerada muito dura pelos ciclistas, pelo frio intenso e também pela altitude.
Eles largaram do nível do mar, pedalaram por cerca de cem quilômetros e depois enfrentaram a serra sinuosa e com grau de elevação muito acentuado, chegando a 1.367 metros de altitude, com neblina durante todo o tempo e a queda brusca de temperatura. A vitória de Tonho foi definida no trecho mais íngreme da subida.
Continua depois da publicidade
– Foi uma vitória muito sofrida. Usei todas as minhas forças, porque foi uma subida muito longa, com frio o tempo todo – afirmou o vencedor, que na edição do ano passado foi o campeão do prêmio de montanha e vice-campeão geral.
A 17ª Volta de Santa Catarina começou no sábado com o prólogo, uma prova de contra-relógio. O canadense Dylan Sebel, da equipe Espoirs de Laval, foi o melhor, com uma diferença de quatro segundos sobre May.
Nesta segunda, a caravana segue de São Joaquim até Alfredo Wagner, com 121,2 quilômetros, ainda na serra, mas ao contrário deste domingo, com boa parte de descida.