O ciclista Antônio Nascimento, da equipe Memorial-Santos, confirmou neste domingo, dia 7, em Joinville, o título da 17ª Volta Ciclística internacional de Santa Catarina, a mais importante competição de longa duração do ciclismo brasileiro. Na última etapa, após nove dias de disputas e 751,8 quilômetros percorridos, Tonho Love só precisava completar a prova no pelotão e, mesmo assim, chegou na terceira colocação.

Continua depois da publicidade

A Memorial, número 1 do ranking brasileiro nos últimos três anos, foi a grande vencedora da Volta, garantindo o título geral por equipes, o prêmio de montanha, também com Tonho, e o de metas volantes (chegadas intermediárias), com Rodrigo de Mello Brito, o Morcegão, vencedor das duas últimas etapas. O grupo também contou com Márcio May, tricampeão da Volta, que ficou em terceiro lugar no geral, sendo o melhor catarinense.

Tonho disputou a prova de circuito com os títulos nas mãos, pois tinha boa vantagem sobre o gaúcho Maurício Morandi, da equipe Vince/Blumenau. Nos 50 quilômetros, divididos em 19 voltas, o importante era que nada de errado acontecesse. Porém, na 11ª volta, teve o pneu furado e, prontamente, o companheiro Hernandes Quadri Júnior, também da Memorial, trocou de bicicleta para que ele não perdesse tempo.

Natural de Brejo Santo (próximo a Juazeiro do Norte, no Ceará) e morando atualmente em Guarulhos, ele defende Santos há dois anos e ressaltou o trabalho da equipe, sobretudo no momento do furo do pneu.

– Susto a gente sempre passa, mas eu sabia que tinha a equipe para contar. Confiança é tudo e confiei plenamente no meu grupo. Tenho de agradecer especialmente ao Hernandes, que é um dos maiores ciclistas do Brasil e mostrou a todos o espírito de união que temos – comentou.

Continua depois da publicidade

O atleta mais experiente do País e bicampeão da Volta disputou a última etapa justamente com a função de ser escudeiro de Tonho.

– Somos um time e o importante é a Memorial vencer. Saí com essa missão e fiz isso de coração – explicou Hernandes.

A Volta de Santa Catarina faz parte do calendário da União Ciclística Internacional (UCI), que classifica os atletas para os Jogos Olímpicos.