Cerca de cinco toneladas de lixo foram descartadas irregularmente na frente de um ponto de ônibus no Canto dos Araçás em Florianópolis. Na manhã desta quinta-feira (14), a Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) encheu uma caçamba com o entulho. O responsável pelo descarte pode responder por crime ambiental, levar multa e terá que pagar pelo serviço de coleta.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
A suspeita é de que o material tenha sido transportado de barco à noite e seja proveniente da demolição de uma casa na Costa da Lagoa. O suspeito da infração foi identificado, segundo a prefeitura.
Esse entulho estava há dias no local e, para o embarque de passageiros, o ônibus precisava fazer uma manobra para não bater no lixo, já que se trata do ponto final do bairro.
Por lei municipal, a remoção de resíduo de construção civil deve ser contratada de forma particular, a Comcap também presta esse serviço. A contratação de caixa estacionária para remover esta quantidade de entulho na Lagoa da Conceição seria de R$ 320,49.
Continua depois da publicidade
> 9 praias de Florianópolis para conhecer a origem do nome
> Buraco do asfalto: Trecho da Rua Hermann Blumenau é bloqueado em Florianópolis para conserto
Com a disposição irregular na rua, a Comcap precisou mobilizar os trabalhadores de remoção, o que aumentou o custo e o dano ambiental.
Ao fim da operação, a autarquia estimará o valor do serviço, a ser pago pelo responsável pelo descarte. A cobrança é feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).
*Colaborou Bárbara Barbosa, repórter da NSC TV