O preço do tomate puxou o aumento no custo da cesta básica em Chapecó, que chegou a R$ 360,67 para 13 itens, 2,5% a mais do que no mês de março. Se comparado com abril do ano passado o custo teve acréscimo de 19,49%.
Continua depois da publicidade
O tomate teve um aumento de 35% em abril e 141% em um ano, chegando a R$ 7,51 por quilo. Cebola e repolho também tiveram aumento de mais de 20% em abril. Em relação ao ano passado os produtos in natura tiveram acréscimo de 22%.
De acordo com um distribuidor de hortifrutigranjeiros de Chapecó, esse acréscimo é causado por problemas climáticos, como um a antecipação da safra de tomate devido ao calor no início do ano e menor desenvolvimento no frio. Já o repolho teve menor plantio na região e precisa vir de outras regiões. A cebola aumentou pois a safra catarinense está no fim e entra o produto importado da argentina.
Há também um aumento no preço do feijão, de 59% em um ano, devido à redução da safra.
Também nota-se um aumento no preço do leite, de 5%, o que normalmente ocorre nesse período de outono, que é de entressafra. As carnes de frango e suíno também aumentaram cerca de 5% em abril, provavelmente puxados pela maior demanda da China.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi realizada em 10 supermercados de Chapecó, pelo Curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, em parceria com o Sicom.