Na análise dos preços dos produtos no varejo, as altas de preços mais expressivas, na primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de março, foram apuradas em ovo de galinha (10,34%), óleo de soja (6,31%) e plano e seguro saúde (0,54%). Já as mais significativas quedas de preços foram registradas em batata-inglesa (-12,76%), tomate (-16,45%) e mamão papaia (-12,34%).

Continua depois da publicidade

No varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acumula elevações de 1,05% no ano e de 3,98% em 12 meses, até a primeira prévia do IGP-M de março, anunciada nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – sendo que o IPC representa 30% do total do IGP-M.

Das sete classes de despesa usadas para cálculo do índice, seis apresentaram queda mais intensa ou desaceleração de preços, na passagem da primeira prévia de fevereiro para igual prévia em março. Além de Alimentação, é o caso de Habitação (de 0,14% para 0,06%), Vestuário (de -0,37% para -0,66%), Transportes (de 0,16% para -0,12%), Despesas Diversas (de 0,39% para 0,27%) e Educação, Leitura e Recreação (de 0,99% para 0,20%). O único grupo a apresentar aceleração de preços, no período, foi o de Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,18% para 0,23%).