“Muitos moradores perderam as suas coisas”, conta Letícia de Jesus Camilo, moradora de Biguaçu, na Grande Florianópolis, um dos municípios catarinenses atingidos pelas fortes chuvas desta quinta-feira (16). Segundo a professora, o bairro Cachoeira, onde ela mora, está “tomado pela água”. Nas últimas 24 horas foram registrados 148 milímetros de chuva na cidade, de acordo com a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Tudo alagado. Tudo tomado conta pela correnteza da água. Muitos moradores perderam muitas coisas porque a água foi tomando conta, foi entrando dentro da casa. A maioria dos moradores se encontram muito necessitados. Ajuda de emergência mesmo — relatou Letícia ao NSC Total. 

A moradora ainda conta que a igreja do bairro Cachoeira está aberta para receber pessoas que estão passando por necessidade ou estão desabrigadas. 

— A comunidade está passando necessidade, mas também estamos nos unindo para nos ajudar. Mas também queremos pedir para que as pessoas possam ajudar quem está desabrigado. A nossa região aqui foi muito afetada. 

Continua depois da publicidade

Nas últimas horas, de acordo com a Defesa Civil, foram registrados alagamentos, deslizamentos e quedas de muros em diferentes pontos do município. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura já atua na recuperação dos estragos provocados pelo alto volume de água.

Veja o vídeo 

Suspensão nos serviços de saúde 

Os temporais que atingem Biguaçu causaram a suspensão de alguns serviços de saúde da região. A Unidade Básica de Saúde (UBs), por exemplo, estará fechada para reparos nesta sexta-feira (17). Segundo a Secretaria de Saúde, a previsão é de que o local volte a funcionar em horário habitual na próxima segunda-feira (20). 

A Policlínica Municipal, no bairro Praia João Rosa, também foi afetada pelo mau tempo. Por isso, nesta quinta-feira (16), a unidade encerrou os atendimentos mais cedo. O expediente será retomado na sexta-feira (17), em horário normal. 

As UBS Marco Antônio, Saveiro, Fundos, Vendaval, Prado, Cachoeiras e Três Riachos, que atendem em horário estendido, também tiveram o funcionamento suspenso antes do horário habitual nesta quinta-feira. 

Continua depois da publicidade

Chuva deixa ruas de Biguaçu alagadas

Trecho da BR-101 em Biguaçu é interditado 

O acúmulo de água na pista fez com que a BR-101, no km 181, em Biguaçu, fosse interditada em ambos os sentidos por volta das 20h desta quinta-feira. A medida, segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, é para a segurança dos usuários que trafegam pelo trecho. 

Equipes da concessionária estão no local monitorando a situação. A limpeza e liberação da pista deve acontecer quando a situação for considerada segura para os usuários.

Risco de deslizamentos

Foram emitidos alertas geológicos por conta do risco de movimento de solo nas cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Os municípios mais afetados incluem Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú, na região do Baixo Vale do Itajaí, além de Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Há previsão de chuva intensa para as próximas horas, com chance de novos acumulados significativos. A Defesa Civil recomenda que a população das áreas mais críticas, localizadas no Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, redobre a atenção e siga as recomendações das autoridades locais.

Leia mais

Pessoas ilhadas, veículos arrastados e caos no trânsito: SC sofre com chuvas torrenciais

Chuva torrencial faz SC-401 em Florianópolis virar “rio” e via é interditada sentido Norte