Em 2077, esta é a realidade vista em Oblivion, filme de ficção científica estrelado por Tom Cruise que chega nesta sexta-feira aos cinemas: a Terra está devastada por uma guerra contra invasores alienígenas.

Continua depois da publicidade

Diante de tamanha ameaça, a humanidade lançou mão de seu poderio nuclear e venceu a batalha – mas perdeu o planeta. Os poucos sobreviventes vivem agora em Titã, uma das luas de Saturno, e é para lá que Jack Harper (vivido pelo astro Tom Cruise) pretende ir em breve. Mas fatos novos podem fazer Harper rever sua decisão.

Como último responsável pela manutenção dos equipamentos de segurança na Terra, ele é o único que segue visitando o planeta, sempre supervisionado pela colega Victoria (Andrea Riseborough), que o acompanha desde a estação espacial, onde ambos vivem. Em uma dessas incursões, Harper é aprisionado por Malcolm Beech (Morgan Freeman), líder do grupo de rebeldes que foram abandonados por lá. Essa experiência o faz questionar a nova ordem imposta depois da invasão e seu papel nessa organização. Uma nova reviravolta se apresenta quando Harper encontra Julia (Olga Kurylenko), uma mulher misteriosa que ele via em sonhos desconexos e que o faz questionar seu passado.

A trama intricada é uma adaptação do diretor Joseph Kosinski a partir de uma história em quadrinhos que ele escreveu em parceria com Arvid Nelson. O filme conta com uma bela fotografia e tem cenas filmadas na Islândia, no Havaí e na Califórnia – além, é claro, de muitos efeitos especiais.

Atrizes elogiam Tom Cruise

Continua depois da publicidade

Na première de Oblivion, realizada no Rio, em março, o elenco comentou o que o público pode esperar.

– Você não tem ideia do que vai acontecer na cena seguinte – adiantou Andrea.

– O suspense é bem feito, faz você se preocupar com os personagens – apontou Olga.

Andrea e Olga, que interpretam duas rivais na disputa pelo amor do protagonista, não pouparam elogios a Tom Cruise.

– Ele faz todo mundo se sentir entusiasmado, está sempre com um sorriso no rosto – disse Andrea.

– Foi maravilhoso estar ao lado dele – resumiu Olga.

Cruise, porém, pouco falou. Nas palavras que trocou com público e imprensa, fez questão de ressaltar o lado visual da produção e elogiar Joseph Kosinski (diretor de Tron – O Legado):

– É um filme visionário e totalmente original. Ao assistir, você vai ver coisas que nunca viu antes. Uma câmera gravou o nascer e o pôr do sol por semanas para as cenas de dentro da torre nas nuvens, tudo com tecnologia de alta definição. E vai deixar todos surpresos até a última cena. Tenha a certeza de que você não vai adivinhar o final – provocou o ator.

Continua depois da publicidade

No tapete vermelho, como já era esperado, as atenções se concentraram em Cruise – que o fez por merecer, esbanjando simpatia. A cada metro quadrado de fãs que foram prestigiar sua chegada, ele parou para fotografias, e não deixou de sorrir por mais de uma hora. Um verdadeiro showman.

*A repórter viajou a convite da Universal Pictures