O caderno Casa&Cia desta semana selecionou dez cores com base nos principais tons das paletas lançados pelos grandes fabricantes como as novidades de 2013. O primeiro deles é este terracota alaranjado presente neste projeto abaixo. As outras tonalidades você verá ao longo desta semana aqui e são as seguintes: verde-esmeralda, verde-limão, cinza, bege, amarelo, rosa, azul, violeta e ouro-velho.
Continua depois da publicidade
A escolha pelo tom alaranjado intenso nesta casa de veraneio em um condomínio em Xangri-Lá, no litoral norte do Estado, partiu das sugestões da autora do projeto de interiores, a arquiteta Anne Báril, que desenvolveu o trabalho juntamente com as profissionais Eli Nara Alves e Roberta Azmus, do escritório Anne Báril Arquitetura e Interiores, da Capital. Como costuma ocorrer ao longo do processo, a etapa seguinte à definição de layout inclui a escolha dos tons. Para isso, a profissional reuniu os clientes – um casal e dois filhos – para compartilhar como planejava colorir o living de 50 metros quadrados com cozinha e copa integradas.

– Entre os tons que sugeri estavam os que gosto muito de trabalhar, como o amarelo, o azul, o verde e este laranja, tom que eles toparam desde o início por serem arrojados – comenta Anne.
Em vez de tinta, o living recebeu papel de parede, sendo um liso neste alaranjado que puxa para o terracota, e o outro com estampa floral na mesma cor, com detalhes em bege e verde. Contrapõem-se ao vibrante tom o piso em porcelanato off-white, o forro rebaixado de gesso em branco e o mobiliário neutro cru e marrom claro.

– Fiquei mais à vontade em usar duas paredes nesta cor alegre porque se trata de uma casa de praia, utilizada apenas nos finais de semana. Se fosse na cidade, talvez eu tivesse mais cuidado. Neste caso, ela fala por si só e não exige mais para ter personalidade, diferentemente de uma decoração clarinha, que precisa receber elementos importantes para se destacar – diz Anne.
Continua depois da publicidade
Tonalidade alaranjada lembra elementos naturais e terrosos
O tom escolhido é uma das 31 cores listadas como tendência para o ano no estudo realizado pela fabricante nacional de tintas Suvinil e uma das 10 selecionadas pelo Casa&Cia. A tonalidade evoca elementos terrosos e não por acaso integra um dos temas propostos pela empresa que tem como conceito justamente o aconchego proporcionado pela atmosfera natural.

– A escolha de cores mais vibrantes pode trazer um toque de ousadia sofisticado, quando as tonalidades são bem escolhidas. Para 2013, apostamos nas “entre-cores”, ou seja, tons que têm nome e sobrenome, pois estão na transição entre uma e outra, por exemplo, os vermelhos-alaranjados, os azuis-avioletados, verdes-azulados, que refletem o momento de transição pelo qual passa a sociedade e o mundo nos dias de hoje – explica Ana Kreutzer, designer de cores da Suvinil.