No prédio da prefeitura de Blumenau, meteorologistas estão atentos às condições do tempo para sábado. Dessa vez, porém, a preocupação não é quanto ao volume de precipitação ou ao nível do Rio Itajaí-Açu, como ocorre em cheias, e sim com a Oktoberfest. Isso porque depois de suspender na quarta-feira o desfile de abertura da festa por conta da chuva, há preocupação da organização do evento para que nem uma gota de água despejada por São Pedro comprometa a celebração. Tudo para que os foliões com seus copos amarelados ao lado de carros alegóricos possam desfilar em meio à principal rua do comércio da cidade.
Continua depois da publicidade
– Nesse momento (sexta-feira pela manhã) ainda não há previsão de chuva. Há uma condição de instabilidade, mas pode ser que nem chegue à região central. Pelo menos por enquanto não há preocupação, mas teremos que monitorar – conta a meteorologia Tatiane Martins, do Sistema de Monitoramento dos Alertas Extremos de Blumenau (AlertaBlu).
O desfile está previsto para as 16h e deve ir até as 17h30min. No total, 120 grupos com 3 mil participantes e cerca 60 carros alegóricos e brinquedos passarão pela Rua XV de Novembro. A expectativa é de que o público tome conta de toda extensão da via para acompanhar aquele que, na prática, é o primeiro desfile do ano. De lá, os visitantes devem se dirigir ao Parque Vila Germânica, onde se espera o maior público até agora – nos dois primeiros dias de festa, 30,9 mil pessoas passaram pelos pavilhões, número 17,8% menor em comparação ao ano passado, quando 37,7 mil estiveram na casa da Oktober no mesmo período.
Na opinião do secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, esses números, embora menores, não trazem preocupação à organização.
– As condições climáticas fogem de qualquer tipo de previsibilidade para nós. A redução (do público) na primeira noite se deve à chuva, e isso é algo natural. Mas não nos preocupa, já que uma instabilidade impacta muito mais na sexta-feira e no sábado do que em dia de semana. Está dentro do nosso cronograma – argumenta o secretário.
Continua depois da publicidade
::: Confira toda a cobertura da Oktoberfest no Santa
Organização busca evitar aglomeramentos
Para evitar ainda mais filas na retirada do Oktober Karte – cartão usado para o consumo nos pavilhões – a organização confirmou na quinta-feira, segundo dia da festa, o aumento no número de caixas para atendimento ao público. A ação parece ter surtido efeito e na sexta-feira não houve registro de reclamações. Mesmo assim, haverá o monitoramento por parte dos responsáveis e preocupação com filas, já que é o primeiro sábado com o novo sistema. Como o dia historicamente é o que mais movimenta público, ele também é a prova de fogo para o cartão. Se tudo correr bem, há um bom indicativo para os dias que virão, principalmente no período do feriado.
O diretor financeiro do Parque, Guilherme Guenther, confirma certa preocupação, mas demonstra otimismo.
– Fizemos um teste quinta-feira, um dia de pouco movimento, é verdade, mas já não tivemos filas. É uma mudança cultural. Precisamos incentivar as pessoas para que façam a recarga de casa, nos totens, e facilitem o procedimento. Colocaremos promotores com caixas ambulantes pelo evento e retirada exclusiva para quem comprou pela internet. Essas ações têm o objetivo de melhorar o atendimento – explica Guilherme Guenther.
SERVIÇO
Valor do ingresso: R$ 40 (sábado) e R$ 12 (domingo). Meia-entrada para menores de 18 anos, pessoas com mais de 60, deficientes e acompanhantes, estudantes com carteirinha, jovens de baixa renda que tenham entre 15 e 29 anos e sejam cadastrados em programas sociais do governo, doadores de sangue que comprovem regularidade na doação e professores da rede pública ou privada. Visitantes trajados tipicamente e que estejam de acordo com as regras da festa também pagam metade do valor.
Continua depois da publicidade
Onde comprá-los: na bilheteria do Parque Vila Germânica ou pelo site oktoberfestblumenau.com.br/ingressos. A recomendação é de que para este sábado o público adquira a entrada antecipadamente, para evitar filas e a possibilidade de que eles esgotem. Vale lembrar que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), permite que 40 mil pessoas estejam simultaneamente dentro do complexo da Vila Germânica.
PROGRAMAÇÃO
A programação completa para este fim de semana e muito mais você pode consultar no Guia Oficial da Oktoberfest feito pelo Santa.
::: Ônibus de Blumenau terão horários adicionais na madrugada durante a Oktoberfest
::: Trânsito no Centro de Blumenau muda na tarde deste sábado para desfile na XV de Novembro