Será que todos os vinhos melhoram com o tempo? Essa é uma das dúvidas presentes sobre o tema, pois muitas pessoas acreditam que a bebida tende a ficar melhor ao longo dos anos. 

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Pensando na importância desse assunto, vamos entender se os vinhos melhoram ou não com o passar dos anos.

Será que todos os vinhos melhoram com o tempo?

De maneira resumida, a afirmação de que todos os vinhos melhoram com o tempo é equivocada. Isso porque grande parte das bebidas produzidas no mundo são feitas para serem consumidas em até 3 anos.

Continua depois da publicidade

Quais são os fatores que ajudam a bebida durar mais tempo?

Há apenas uma parcela restrita de vinhos que possibilitam um bom envelhecimento e que favorecem o desenvolvimento de aromas com o passar do tempo. De maneira geral, há algumas características que ajudam a bebida durar por mais tempo e entre elas estão:

  • níveis de acidez: bebidas mais ácidas conseguem manter frescura e equilibrar os sabores;
  • presença de taninos: presentes em vinhos tintos, essa substância proporciona estrutura e confere a adstringência para as bebidas. Os taninos atuam como antioxidantes, favorecendo a preservação da bebida por mais tempo e contribuindo para a evolução do vinho na fase do envelhecimento; 
  • álcool: a concentração alcoólica também favorece a longevidade dos vinhos. Bebidas fortificadas, como Porto e Madeira, apresentam altos teores alcoólicos, favorecendo a conservação.

Apesar dessas características, é sempre importante estar atento às informações presentes no rótulo sobre a durabilidade de cada bebida. Como informado anteriormente, a maioria dos vinhos produzidos no mundo são feitos para serem consumidos em até três anos e a durabilidade do produto varia conforme as características de cada bebida.

Leia também

Como saber se o vinho está estragado?

Decantação: o que é e qual a importância de decantar o vinho?