A polícia da Índia informou, nesta terça-feira (5), que prendeu todos os oito suspeitos de envolvimento no estupro da turista brasileira Fernanda Santos. O crime foi em Dumka, no estado de Jharkhandna, no nordeste do país, na última sexta-feira (1º).
Continua depois da publicidade
Fernanda viajava de moto com o marido pelo país quando foi atacada pelo grupo. Eles acampavam à noite. Vicente Barbera, marido dela, foi espancado pelos criminosos, enquanto a mulher foi violentada. As informações são do g1.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A confirmação das prisões foi feita pela polícia indiana em entrevista coletiva, depois do superintendente da Polícia Nacional do país, Pitamber Singh Kherwar, confirmar a versão.
Agora, segundo Kherwar, os presos devem ser levados a julgamento. Eles foram encontrados próximos de onde o crime ocorreu. A identidade e a nacionalidade dos presos não foram divulgadas.
Continua depois da publicidade
Pena de morte
O crime de estupro na Índia é punido com pena de morte, instituída no país em 2012 para casos do tipo, após um dos registros mais violentos e chocantes de estupro na Índia, quando uma jovem de 23 anos morreu após ser estuprada por seis homens. Eles a atacaram em um ônibus em Nova Déli e chegaram a violar a jovem com uma haste metálica.
Quem é a brasileira que foi vítima de estupro coletivo na Índia
Apesar da pena mais dura, estupros ainda são frequentes no país. Em 2022, uma menina de apenas 13 anos foi estuprada por um policial de uma delegacia em Uttar Pradesh, onde ela havia ido denunciar ter sido vítima de outro estupro, anteriormente.
Segundo o jornal local Times of India, outra turista foi estuprada na mesma localidade em que Fernanda Santos estava, menos de 24 horas após o crime contra a brasileira.
Casos registrados de estupro na Índia, ainda assim, estão abaixo dos índices brasileiros: em 2022, o governo indiano registrou cerca de 31.500 pessoas estupradas. Já no mesmo ano, o Brasil registrou 74.930 vítimas, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Continua depois da publicidade
Entenda o caso
Fernanda e o marido, Vicente, estavam indo de moto até o Nepal, mas decidiram acampar na região de Dumka, de acordo com a apuração da imprensa local. Durante a noite, eles foram atacados pelo grupo de criminosos.
Fernanda Santos tem um perfil com mais de 177 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilha as viagens com seu marido de nacionalidade espanhola, Vicente Barbera. Os dois estão casados há dez anos e já conheceram 66 países viajando de moto.
Nas últimas publicações, o casal mostra que estava viajando pelo continente asiático. Nas redes sociais, após o ocorrido, Fernanda explicou que ela e o marido já viajaram para 66 países e que nunca tiveram problemas como este.
A brasileira relatou estar recebendo diversos ataques nas redes sociais após reportar o crime. Ela respondeu às críticas que insinuavam que sua decisão de viajar para um lugar considerado perigoso foi imprudente, dizendo que a violência contra mulheres pode acontecer em qualquer parte do mundo.
Continua depois da publicidade
“Nós lemos vários comentários absurdos dizendo que nós trouxemos isso para nós mesmos ao virmos para a Índia”, escreveu o casal nas redes sociais.
Em nota, a embaixada brasileira afirmou que “seguirá à disposição para prestar toda a assistência cabível e acompanhar todos os desdobramentos do caso, em estreita coordenação com as autoridades espanholas e indianas”.
Leia também
Bebê que morreu após incêndio em trailer em SC estava sozinha com os irmãos, diz testemunha
“Ela tinha medo”, diz familiar de mãe e filha mortas por ciúmes em Joinville
Homem cria perfil falso na internet para ameaçar e abusar sexualmente de adolescentes em SC