Neste sábado (3), movimentos sociais e políticos deram continuidade aos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Todos os estados e o Distrito Federal registraram manifestações, somando mais de 100 cidades. Houve confusão em São Paulo. Em Santa Catarina há registro de mobilização em pelo menos 18 municípios.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Pela manhã, pessoas foram às ruas no Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Recife (PE), Maceió (AL), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina e Porto Velho (RO). À tarde os atos ocorreram em Brasília (DF), São Paulo (SP) e outras capitais do Brasil.
Em São Paulo, já no encerramento da manifestação, por volta das 20h, um grupo depredou uma agência do Santander, na Rua da Consolação. Para tentar impedir o quebra-quebra, a Polícia Militar usou bombas de efeito moral.
Brasileiros que moram no exterior também realizaram protestos neste sábado (3) contra o presidente Jair Bolsonaro. As manifestações ocorreram em ao menos cinco países, além do Brasil. Alemanha, França, Áustria, Suíça e Reino Unido aderiram ao movimento “Fora, Bolsonaro”.
Continua depois da publicidade
Este é o primeiro ato após o superpedido de impeachment protocolado na última quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados. Os manifestantes pedem o impeachment do chefe do Executivo e esforço maior em relação à vacinação contra a Covid-19.
> Quem é o pastor de SC que assina superpedido de impeachment de Bolsonaro


Protestos em SC
Ao menos 18 cidades de Santa Catarina tiveram manifestação na manhã deste sábado. Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma e Chapecó estão entre os municípios com atos contra o presidente da República. Não houve registro de confusão, a maioria dos manifestantes usava máscara, mas nem sempre seguia o distanciamento exigido, com locais de aglomerações.
Na Capital do Estado, a organização estima que 30 mil pessoas foram às ruas para se manifestar. Eles reuniram na Praça Tancredo Neves e caminharam pelas ruas do Centro. Em Tubarão e Jaraguá do Sul os participantes pregaram cruzes em pontos das duas cidades para lembrar as vidas perdidas para a Covid-19.


Essa é terceira onda de manifestações #ForaBolsonaro em 2021. A última ocorreu sob fortes chuvas, no fim de semana do dia 19 de junho. Antes dessa, houve uma série de mobilizações no dia 29 de maio. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que convocou os protestos pelo Brasil, 340 atos foram confirmados em 314 cidades do país e do Mundo.
Continua depois da publicidade
A #3jForaBolsonaro#3jForaBolsonaro#3jForaBolsonaro#3jForaBolsonaro ficou durante toda a manhã como o assunto mais comentado do Twitter. Pouco depois das 21h ainda seguia no TOP 10 dos temas mais publicados na rede social.
Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total
Leia também
> “Não tenho como saber o que acontece nos ministérios”, diz Bolsonaro sobre compra da Covaxin
> Quem é Roberto Ferreira Dias, acusado de pedir propina por vacina
> Compra de vacinas contra Covid-19 no Brasil ganha ares de escândalo