Desde os anos 1980, quando o Rotary Internacional lançou a Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio, o número de casos no mundo diminuiu mais de 99%. Isto significa que temos menos de 1% para chegar ao fim dessa doença altamente contagiosa que deforma e mata, também conhecida como paralisia infantil.

Continua depois da publicidade

Mas isto não significa que fizemos 99% do esforço. Esse pouquinho que falta é a parte mais difícil da luta lembrada neste 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, data alusiva ao aniversário de Jonas Salk, inventor da primeira vacina contra a doença.

Desde o início, o programa de erradicação já dispendeu US$ 10 bilhões. O fim da doença está previsto para 2018, mas são necessários mais US$ 5,5 bilhões – mais que a metade do que foi gasto até aqui – para que isto ocorra. Os três países onde a doença é endêmica, Afeganistão, Paquistão e Nigéria, apresentam grande dificuldade de acesso às equipes da saúde para a imunização das crianças.

Recentemente, o vírus retornou à Somália, Quênia e Israel. No último fim de semana, a Organização Mundial da Saúde divulgou que o possível retorno da pólio está sendo investigado na Síria, país onde o vírus está ausente há 14 anos. Devido aos conflitos na região, as campanhas de vacinação diminuíram e a taxa de imunização das crianças caiu para menos de 50% em 2013.

Estes casos demonstram que, se não for erradicada, a pólio voltará a ser disseminada, não somente nesta região, mas em todo mundo. Inclusive no Brasil, livre dela há 29 anos.

Continua depois da publicidade

Em todo o mundo, o Rotary é o braço voluntário no combate à Pólio, atuando na mobilização para campanhas de vacinação, na defesa da causa junto aos governos e no levantamento da verba necessária. Da mesma forma, os Rotary Clubs de Itajaí estão engajados na divulgação da data, para lembrar ao mundo que a doença ainda existe e que apesar de faltar muito pouco, precisa ser erradicada.

Os clubes da região também estão empenhados na campanha VIP Solidário, para um grande evento náutico em Itajaí no próximo mês. 100% desses recursos serão destinados para a campanha Pólio Plus.