As pílulas anticoncepcionais fazem parte da rotina das muitas mulheres brasileiras. Além de ser uma importante ferramenta para o planejamento familiar, elas podem auxiliar no tratamento de doenças e regular o ciclo menstrual.

Continua depois da publicidade

A proibição da pílula Diane 35 na França gerou muitas dúvidas entre as mulheres que usam este método contraceptivo. Para esclarecer esta e outras questões sobre os anticoncepcionais, o Bem-Estar conversou com o ginecologista Lucas Schreiner, do Hospital São Lucas da PUCRS. Confira:

Bem-Estar – Quais são os riscos do uso de anticoncepcionais sem orientação médica?

A mulher pode estar usando uma medicação que não é a indicada para seu caso e então pode apresentar uma serie de efeitos indesejáveis. O uso inadvertido de uma pílula anticoncepcional pode expor a mulher a um risco de complicações, que poderiam ser evitadas, caso ela discutisse com seu ginecologista, durante a consulta, seu caso especifico. Aí então, pesando riscos e benefícios, pode ser selecionado o melhor método anticonceptivo.

Bem-Estar – Quais mulheres devem evitar o uso de pílulas?

Continua depois da publicidade

As pílulas devem ser evitadas especialmente por mulheres acima dos 35 anos, fumantes, pacientes com doenças do fígado, enxaqueca, hipertensas severas e com história prévia de trombose ou derrame.

Bem-Estar – Quais são os pontos positivos e negativos do uso da pílula?

As pílulas além de evitar a gravidez indesejada, auxiliam no controle do ciclo menstrual, no manejo das cólicas menstruais, no tratamento da endometriose, no tratamento da acne e do excesso de pelos. Podem apresentar efeitos indesejados como dores de cabeça, retenção de líquidos, manchas na pele, trombose, entre outros.

Bem-Estar – Qual a diferença entre o Diane 35 e dos outros anticoncepcionais?

A restrição da agência francesa foi em relação as pílulas que contenham ciproterona (Diane 35, Selene, Diclin…). A ciproterona auxilia no controle da acne e dos pelos e por isto é muito prescrita, mas pesquisadores franceses publicaram uma revisão e identificaram que as pílulas com ciproterona e drospirenona apresentam maior risco de trombose que as demais pílulas. A partir disto, a comercialização das pílulas com ciproterona está sendo suspensa naquele pais.

Bem-Estar – O uso das pílulas é muito comum entre as mulheres?

As mulheres brasileiras tem uma grande aceitação das pílulas, elas fazem parte da rotina da mulher moderna e são muito importantes como ferramenta de planejamento familiar no Brasil.

Continua depois da publicidade

Bem-Estar – Brasil ainda permite a compra da pílula sem receita. Isso oferece perigos?

Sim, é perigoso. A exigência da receita é uma garantia que a paciente foi orientada em relação aos seus riscos e benefícios individuais em relação aquela determinada pílula, deveria ser obrigatória.

Bem-Estar – Você é a favor da exigência da receita médica para a compra de pílulas anticoncepcionais?

Todas as pílulas deveriam ser utilizadas apenas após a consulta médica, existem diversas formulações que são especificas para cada perfil de paciente.

Leia mais

Venda de anticoncepcionais sem orientação médica representa riscos para a saúde das mulheres