Uma psicanalista no auge da vida profissional mas com o lado pessoal em crise, vivendo com a mãe, a filha adolescente rebelde e o marido acomodado. Eis o pano de fundo do espetáculo Doidas e Santas. Cissa Guimarães volta a Florianópolis neste fim de semana para apresentar a comédia romântica livremente inspirada no livro homônimo de Martha Medeiros. Serão duas sessões no Teatro Ademir Rosa, no sábado e domingo.
Continua depois da publicidade
Abusando do humor escrachado, talk-shows brasileiros passam por momento de reformulação
Veja mais dicas para sair em Santa Catarina
Cissa se identificou com as crônicas de Martha ainda em 2008, por causa de um texto sobre a responsabilidade de não beber antes de dirigir. Com 50 anos recém-completados, havia ainda o desejo de levar à cena um trabalho que expressasse as inquietações da mulher moderna em relação à vida contemporânea. A estreia foi em 2010, no mesmo ano em que a atriz perdeu o filho mais novo, atropelado no Rio de Janeiro. Foi a primeira peça de teatro produzida por ela em mais de 30 anos de carreira.
Continua depois da publicidade
— Desde a primeira vez que eu li o livro me identifiquei, porque era uma situação que eu gostaria de abordar. Eu queria falar de uma maneira real sobre as mulheres chegando aos 50 anos, casadas, com filhos e uma carreira legal, assim como eu. E aí me deparei com os textos da Martha, entrei em contato e ela passou a acompanhar e estimular todo o processo. No final, nos tornamos amigas e eu a respeito demais, ela sabe tocar as pessoas. Eu tenho muito orgulho desta amizade. Posso dizer que Doidas e Santas é meu preferido dela, porque do livro nasceu este espetáculo que amo muito fazer e que me traz felicidades há tantos anos — conta a atriz ao DC.
O livro de Martha Medeiros forneceu a matéria-prima para que Regiana Antonini fizesse a adaptação do texto para o teatro. Desde então a peça, dirigida por Ernesto Piccolo – que já havia sido responsável pela transposição do livro Divã, também de Martha, para o palco -, já levou mais de 300 mil pessoas para os teatros brasileiros.
Além de Cissa como Beatriz, o elenco ainda conta com Giusepe Oristanio, que interpreta o marido, e Josie Antello, que dá vida à mãe, à filha e à irmã caçula da personagem principal.
Continua depois da publicidade
— Acredito que todas as mulheres se identificam com a personagem. Acho que a Beatriz, ao chegar aos 50 anos, passou a conviver com questões importantes que começaram a surgir, como se fosse preciso um renascimento, ou uma necessidade de viver de outra forma a vida. E que talvez ela não tenha se dado conta antes. Às vezes passamos a vida olhando para o outro, e nos esquecemos de nós mesmas. Penso que a felicidade deve ser prioridade sempre. Ela é muito parecida comigo. Acredito que o que temos em comum é a vontade de quebrar os paradigmas, enfrentar as responsabilidades e estar sempre em busca do amor.
Agende-se
O quê: Doidas e Santas, com Cissa Guimarães
Quando: sábado (7), às 21h, e domingo (8), às 20h
Onde: Teatro Ademir Rosa (Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 70 e R$ 35 (meia), à venda via Blueticket. Desconto de 50% para sócio do Clube do Assinante e acompanhante