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Noelia esteve nesta quarta-feira pela primeira vez no Brasil _ e gostou do que encontrou por aqui. Ela conheceu hotéis, restaurantes, estaleiros e a Vila da Regata, entre outros lugares importantes para o planejamento da etapa. Em entrevista ao Sol Diário, a espanhola falou sobre a expectativa para a regata, a ideia de uma expedição só com mulheres e as impressões que leva de Itajaí.
Noelia Morell-Portes: É uma visita profissional. Queríamos fazer muitas coisas a céu aberto, como ir para a praia, mas com esse tempo que fez em Itajaí hoje (ontem) é impossível. Meu papel aqui é conhecer toda a infraestrutura da cidade, ver o que teremos aqui quando o evento chegar, saber como as equipes e a Volvo Ocean Race serão recebidas. Também observo os serviços disponíveis, como hotéis e sistema de transporte, e um pouco da comida, dos lugares para sair à noite e beach clubs para usar em eventos. A intenção ainda é explorar partes da estrutura para receber muitos visitantes no município durante a competição.
Quais as impressões que você leva da cidade?
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Noelia: Fiquei encantada, porque encontrei aqui uma infraestrutura muito boa e estamos muito contentes com a visita. Observei que a Volvo abriu muito o campo de oportunidades para a região de vocês, vejo que há muita gente pensando na Volvo, em Itajaí. Isso é importante. É a primeira vez que venho ao Brasil e o desenvolvimento do país é muito interessante. Está tudo bem organizado em Itajaí para a competição, e penso que há segurança _ o que também é fundamental. Acredito que teremos uma bonita experiência por aqui na próxima edição da Regata.
Como surgiu a ideia de formar uma equipe para a Volvo?
Noelia: A participação da SCA (empresa sueca de higiene pessoal) é uma experiência, uma plataforma de marketing experimental. A ideia é ver como isso tudo vai acontecer. Ela surgiu pelo conceito que tem a carreira de velejador, de ser uma profissão muito dura, de chegar ao mais alto possível. Nossa empresa está em contínuo desenvolvimento e tem esse objetivo de continuar sempre crescendo. Nosso foco é ajudar principalmente a mulher no desenvolvimento pessoal, social, cultural e profissional.
Desde o início se pensou em uma equipe formada só por mulheres?
Noelia: Sim. Serão 11 mulheres na expedição e pensamos nisso porque cerca de 80% dos produtos da nossa empresa são consumidos pelo público feminino. Imaginamos que seria mais fácil a convivência e o entendimento em uma equipe apenas com mulheres. Afinal, só elas entendem o que é não poder ter uma vida totalmente normal porque têm menstruação.
O que a primeira participação feminina na maior regata do mundo representa?
Noelia: Representa um incentivo. Nossa equipe mostra que todas podem fazer isso, podem velejar. O mundo da vela, das regatas, é normalmente masculino, mas existem mulheres que sacrificam suas vidas pessoais pelo empenho e a força de lutarem pelo que querem. Algumas mulheres têm bebês de nove meses e vão dizer adeus para suas famílias por quase um ano para participar da Volvo, além de todo o período de treinamento. Isso revela mulheres sensíveis, mas com uma determinação incrível. Se poder ser mulher, ter família, trabalhar e se pode sim lutar pelos seus sonhos. Isso é um pouco do que a nossa equipe quer projetar.
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