A Tocha Paralímpica Rio 2016 estará em Joinville no dia 5 de setembro, uma segunda-feira, dois dias antes da abertura oficial da competição no Rio de Janeiro. Joinville é uma das cinco cidades escolhidas para a passagem da tocha e a única que não é capital – as outras são Brasília (Centro-Oeste), Belém (Norte), Natal (Nordeste) e São Paulo (Sudeste). As cidades foram escolhidas pela identificação e proximidade com o movimento Paralímpico.
Continua depois da publicidade
Leia mais informações de Joinville e região no AN.com.br
A programação oficial a ser cumprida no dia 5 de setembro ainda não foi divulgada. Mas sabe-se que a Tocha Paralímpica será conduzida em forma de revezamento pelas principais ruas da área central, com saída do Centreventos Cau Hansen a partir das 15 horas,
Na parte da manhã, a partir das 10 horas, o fogo olímpico fará visitas a entidades de Joinville que trabalham com pessoas deficientes: Ajidevi, Adej, Apae e o Centro de Treinamento do Cepe (Centro Esportivo para Pessoas Especiais). A tocha também será levada a pontos turísticos da cidade, como a Rua das Palmeiras, o Parque Zoobotânico e o Mirante.
Continua depois da publicidade
As pessoas que conduzirão a tocha em Joinville serão indicadas pela Prefeitura, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pelos patrocinadores oficiais da competição: Bradesco, Nissan e Claro. De Joinville, a chama paraolímpica segue para o Rio de Janeiro, onde no dia 7 de setembro acenderá a pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no Maracanã.
A competição reunirá mais de 4 mil atletas, vindos de 176 países, que disputarão em 23 modalidades. Em 11 dias de competição, 528 provas valerão mais de 500 medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.
Tocha Paralímpica
Em sua forma, com relevos sinuosos e contínuos, a Tocha simula os pontos altos e baixos da vida de um atleta paralímpico, baseada em determinação e conquistas. Sua textura quadrangular remete aos quatro valores paralímpicos m- coragem, determinação, inspiração e igualdade -, que também estão gravados em braile no objeto.
Continua depois da publicidade
O revezamento
– Aproximadamente 700 condutores da Tocha
– 7 dias (um dia em cada região do Pais e mais dois dias na cidade do Rio de Janeiro
– 1 cidade por região
– 200 metros por condutor
– 6 a 8 horas por dia em cada cidade
– Comboio com aproximadamente cinco veículos