Os joinvilenses devem ficar de olho no trânsito principalmente a partir das 16 horas, desta segunda-feira. É que a cidade será a última na qual será feito o revezamento da tocha Paralímpica. Daqui, a chama parte para o Rio de Janeiro. A programação oficial do evento de passagem da tocha por Joinville começa às 10h45, com uma cerimônia para acender a chama olímpica no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.
Continua depois da publicidade
A tocha olímpica passou pelo Norte de Santa Catarina no dia 12 de julho.
Depois, em veículo especial, a tocha percorrerá pontos turísticos de Joinville, como o Parque Zoobotânico e o Mirante, e será levada a entidades que trabalham com pessoas com deficiência, como a Apae e a Ajidevi.
O revezamento começa às 16 horas, saindo da rua das Palmeiras em direção à zona Norte da cidade, até o final da avenida Beira-Rio e retornando ao Centro. O trecho é de cerca de 6 km.
Continua depois da publicidade
Confira outras notícias de Joinville e região
A cerimônia de acendimento da pira será às 17h15, no Centreventos. A tocha paralímpica será conduzida por 53 pessoas – nove indicadas pela Prefeitura e as demais indicadas por patrocinadores oficiais do evento e pelo Comitê Paralímpico.
De Joinville, a chama paralímpica segue para o Rio de Janeiro, onde, no dia 7 de setembro, acenderá a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, no Maracanã.
Programação
7 horas Chegada da tocha no aeroporto de Joinville e transporte até um hotel no Centro.
10h45 Cerimônia no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.
11h45 Cerimônia com apresentações culturais no Parque Zoobotânico (revezamento com dois condutores em área próximo ao lago).
Continua depois da publicidade
12h20 Mirante (apresentação de dança típica).
12h45 Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
13h15 Sede da Apae.
13h45 Arena Joinville.
15h40 Sede da Associação Joinvilense para Integração de Deficientes Visuais (Ajidevi).
16 horas Rua das Palmeiras (Centro). Início do revezamento em Joinville. Trecho de cerca de 6 kmcom chegada prevista para as 17h15 no estacionamento do Centreventos Cau Hansen.
17h15 Acendimentoda Pira Paralímpica.
Orientações do trânsito
Durante a passagem da Tocha Paralímpica por Joinville, no dia 5 de setembro, o trânsito de veículos sofrerá interrupções temporárias nas vias do trajeto do revezamento.
O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) estima que cerca de 30 pessoas atuarão na organização do trânsito, incluindo agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares.
Continua depois da publicidade
O acompanhamento será feito com motocicletas e as paradas serão temporárias. O trecho com maiores dificuldades serão na rua Itaiópolis, entre a rua Orestes Guimarães e a avenida José Vieira (Beira-Rio), e nas ruas Maceió e trecho da Prudente de Moraes, vias onde a comitiva circulará na contramão.