A menos de um mês início das Olimpíadas, a tocha começa a jornada de volta ao centro do país, para no dia 5 de agosto chegar ao Rio de Janeiro, sede dos jogos. Neste sábado, ela deixa o Rio Grande do Sul e chega em Santa Catarina, passando por Sombrio, Araranguá e Criciúma. A maior cidade do Sul do Estado será uma das 83 do país a encerrar o dia do revezamento, quando o último condutor acende a pira celebração, que ficará no palco montado no Parque das Nações.

Continua depois da publicidade

Na manhã de hoje, membros do Comitê Organizador Rio 2016, Prefeitura de Criciúma, Guarda Municipal, Fundação Municipal de Esportes (FME)e Polícia Militar apresentaram os detalhes de como será o revezamento em Criciúma, que tem previsão de receber a tocha às 17h54min, no bairro Verdinho. O revezamento continua em direção ao Parque Centenário, junto ao Paço Municipal que está em obras. De lá, segue pelas principais ruas da cidade, passa pelo Estádio Heriberto Hülse e redondezas, chega à Avenida Centenário e segue em direção ao Parque das Nações.

O Supervisor da Guarda Municipal de Criciúma, Marlon Machado, solicita que os moradores das ruas por onde o comboio irá se deslocar colaborem com o evento e evitem estacionar os carros nesses locais. No mapa, é possível conferir o percurso a ser percorrido pelos 28 condutores, entre eles o estudante Henrique Lima Brezola, de 14 anos. Selecionado através de promoção de um dos patrocinadores dos jogos, ele fez um vídeo com manobras de ping-pongue e ganhou a chance de carregar a tocha.

Continua depois da publicidade

— A minha escola participou com outras de Santa Catarina, e eu fui o escolhido. Quando contei o pai não acreditou, nem eu acreditei, mas fiquei muito feliz. Vai ser uma emoção muito grande participar — resume o aluno do Colégio Ser.

Por onde o comboio passar, o trânsito será parcialmente bloqueado alguns minutos antes, e logo após o trecho percorrido, será novamente liberado para o trânsito. A intenção é evitar transtornos aos motoristas e fazer interrupções breves em casa ponto do trajeto.

Passagem mais curta por Sombrio e Araranguá

Antes de chegar a Criciúma, a tocha começa a celebração em Santa Catarina por Sombrio. A concentração começa ás 14h na Igreja Matriz, e depois de passar por algumas ruas, a chama olímpica vai até o Centro Multiuso, onde será realizada uma cerimônia de 15 minutos. O símbolo olímpico se despede da cidade e parte para a vizinha Araranguá.

Na Cidade das Avenidas, o revezamento inicia por volta das 16h30min, iniciando pela Presidente João Goulart. A chama segue pela Sete de Setembro, rua Caetano Lummertz, avenidas Getúlio Vargas, Capitão Pedro Fernandes e Coronel João Fernandes, até chegar à Praça Hercílio Luz. Dali, o comboio segue para Criciúma.

Continua depois da publicidade