Depois de perder duas vezes em campo para o Concórdia no playoff do rebaixamento, o Tubarão foi derrotado também no tapetão. Em sessão por videoconferência, na noite desta quinta-feira (06) o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina (TJD) julgou improcedente o pedido de extinção do descenso no Campeonato Catarinense 2020.

Continua depois da publicidade

Os auditores decidiram por 8 votos a 1 em favor da manutenção do regulamento, que prevê o rebaixamento de um clube, o perdedor do confronto entre nono e décimo colocados da primeira fase. Em liminar, a Federação Catarinense de Futebol estava impedida de homologar o resultado, até o julgamento do mérito da ação. 

O Tubarão recorreu à Justiça porque, quando os jogos contra o Concórdia foram marcados, partidas e treinos estavam suspensos na cidade em função do combate ao coronavírus. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

> Catarinense 2020: veja lances decisivos que levaram Chapecoense e Brusque à final

Como a liminar deferida pelo vice-presidente TJD, Rodrigo Bayer, impedia apenas a homologação do rebaixamento até o julgamento, os dois jogos foram realizados. Em Tubarão, o Concórdia venceu por 2 a 0. Em casa, voltou a ganhar, desta vez por 2 a 1.

Continua depois da publicidade

Este ano, três equipes vão subir da Série B, que ainda não começou, para a Série A. Com isso, o Campeonato Catarinense de 2021 terá 12 clubes, e não 10 como nas últimas temporadas.