Moradores das áreas mais altas do bairro Pantanal, em Florianópolis, estão há mais de 10 dias sem água. Nos locais onde começa a voltar, ainda é fraca, sem força para chegar à caixa d'água. O problema é o mesmo de outros locais da região metropolitana. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) afirma que precisaria chover ao menos dois ou três dias para estabilizar o abastecimento.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta segunda-feira (7), a moradora Alessandra, da Rua Frederico Veras, contou à NSC TV que precisa ir à casa de parentes e até no clube para tomar banho.

– A louça do café da manhã hoje não vai ser lavada. Eu não tenho água na minha caixa desde sexta-feira. Então, para tomar banho, eu tenho que ir a outros lugares, vou no meu irmão ou vou na academia ou eu vou no clube. Então, é bem crítico. Ontem, por exemplo, eu, meu marido e meu filho fomos no clube. Nós fizemos a trouxinha e fomos para o clube tomar banho, o que é bem chato. A roupa, temos que a ir a uma lavanderia lavar – contou.

Só com água mineral

Cilene, também moradora do Pantanal, recebeu a NSC TV em meio a cestas repletas de roupa.

– É roupa suja, porque não tem condição de lavar e está acumulando. Não consigo usar a máquina – explicou.

Continua depois da publicidade

Já Ana Paula, que vive no mesmo bairro, para cuidar da casa e da família, está tendo que comprar água.

– A gente tem que usar água mineral para lavar louça e gasta dinheiro. Já compramos umas 50 (garrafas) pelo menos, porque são quatro em casa, duas crianças. Então, a gente tá usando água mineral para tudo, porque aqui em cima, às vezes, sobe e não chega na caixa – contou.

Sem chuva há quatro meses

A Casan informou que a estiagem passa dos quatro meses e que a última precipitação consistente foi em 28 de maio.

Agora, seria necessário que chovesse por dois ou três dias para estabilizar a situação. Enquanto isso, a Companhia apela para que a população da Grande Florianópolis continue economizando água.

Continua depois da publicidade

Com apoio da NSC TV.