Um título internacional até então inédito entre cidades brasileiras, e conquistado na manhã desta segunda-feira por Florianópolis, deverá manter a capital catarinense bem viva sob os holofotes aos olhos do mundo: o município acaba de entrar para a rede de cidades criativas da Unesco na categoria gastronomia.
Continua depois da publicidade
Veja destaques e receitas deliciosas da Capital catarinense
Redescobrindo frutos do mar no Chão Batido
O reconhecimento é fruto de mais de cinco anos de trabalho das entidades representativas de diversos setores, desde associações até órgãos municipais e instituições educativas, que se uniram no projeto de oficializar não só a culinária, mas toda a cultura gastronômica de Florianópolis – que envolve da maricultura ao produto final oferecido pelos restaurantes – como referência global.
– Essa conquista é uma demonstração da crença da Unesco na atividade empreendedora de Florianópolis, que passa a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo _ aponta o diretor da Associação FloripAmanhã e um dos líderes do projeto, Eduardo Barroso.
Continua depois da publicidade
Veja o dossiê apresentado pelo FloripAmanhã à UNESCO
De acordo com o site da própria Unesco, o objetivo desta rede é promover o intercâmbio de pessoas e de experiências entre cidades que tenham a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento. A lista também contempla a criatividade em outras categorias, como literatura, cinema, música e artesanato.
– O título serve para coroar o trabalho que vem sendo feito e para motivar que continuemos a avançar, agora com uma chancela internacional _ destaca a secretária municipal de turismo, Maria Cláudia Evangelista.
Além de Florianópolis, a capital paranaense, Curitiba, também passa a integrar a lista de cidades criativas da Unesco, na categoria design.
Como o título de cidade criativa da Unesco se reflete na prática:
> Criação do Observatório Gastronômico, que irá mapear todo o setor e traçar estratégias para desenvolver ainda mais a gastronomia e áreas afins;
Continua depois da publicidade
> Realização de um evento internacional com chefs das demais cidades da rede criativa da Unesco em Florianópolis em 2015;
> Promoção de oficinas criativas na área de gastronomia, envolvendo também a capacitação dos profissionais do setor;
> Maior facilidade para captação de recursos e apoio para o setor, agora chancelado por um órgão internacional;
> A cidade se torna referência mundial em turismo gastronômico, fomentando uma outra marca turística para a capital catarinense além das belezas naturais;
Continua depois da publicidade
> Ampliação da qualidade dos serviços oferecidos e também da exigência por parte do consumidor.