O técnico Tite foi procurado pela Federação Venezuelana de Futebol para assumir a seleção masculina no próximo ciclo de Copa do Mundo. Desempregado desde que deixou o Flamengo, o treinador avalia o futuro da carreira. Enquanto isso, o NSC Total mostra abaixo sete brasileiros que já treinaram seleções estrangeiras em Copa do Mundo.

Continua depois da publicidade

Confira 7 brasileiros que treinaram seleções estrangeiras na Copa

Na América do Sul, dois treinadores se destacam na lista. Em 1998, Paulo César Carpegiani dirigiu o Paraguai na Copa e chegou até as oitavas de final, sendo eliminado pela França, que foi a campeã mais tarde. Antes, Didi, ex-Botafogo e Fluminense, treinou o Peru na Copa de 1970. O curioso foi que ele chegou a enfrentar o Brasil, nas quartas e final, e saiu com uma derrota por 4 a 2.

Ainda nas Américas, Renê Simões aceitou o convite para trabalhar na Jamaica. O treinador dirigiu o time caribenho em 1998, mas caiu ainda na primeira fase.

Já na Europa, dois brasileiros passaram pelo comando de Portugal. O primeiro foi Otto Glória, em 1966. O carioca ex-Botafogo e Vasco conduziu a seleção que tinha Eusébio a um histórico terceiro lugar, com direito a vitória sobre o Brasil. Em 2006, Luiz Felipe Scolari também fez grande campanha com os portugueses e terminou na quarta colocação.

Nas seleções alternativas, Carlos Alberto Parreira, campeão com o Brasil em 1994, comandou o Kuwait (1982), Emirados Árabes (1990), Arábia Saudita (1998) e África do Sul (2010). Já o ex-jogador Zico, ídolo do Flamengo, dirigiu a seleção do Japão em 2006.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como está o torcedor que não corta o cabelo há quase 1 ano por promessa “impossível”

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias