Já planejado, mas antes do que a gente esperava (ou gostaria). A eliminação do Brasil para a Croácia nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar encerrou a passagem do técnico Tite pela seleção brasileira.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A esperança pelo hexa acabou com a derrota sofrida para os croatas, que encerrou também o ciclo do treinador pela Seleção.
— Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe. Agora, sim, foi um processo inteiro. Antes foi um processo de recuperação. Agora teve uma sequência inteira — disse Tite.

O treinador assumiu o Brasil em 2016, dois anos antes da Copa do Mundo da Rússia. Pela seleção brasileira, conquistou a Copa América de 2019. Em mundiais, foi eliminado pela Bélgica nas quartas de final em 2018 e também na mesma fase para a Croácia, neste ano.
Continua depois da publicidade
No histórico geral, foram 81 jogos, 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas, um aproveitamento de 80,2%.
Quem será o novo técnico do Brasil?
Até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não informou o substituto de Tite — até por conta do andamento da Copa. Por enquanto, o que fica são as especulações de nomes para dirigir a Seleção para o próximo ciclo do mundial que será disputado com sede conjunta nos Estados Unidos, México e Canadá.
Entre os nomes, estão Dorival Júnior, treinador que deixou o Flamengo ao final da temporada de 2022 depois de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Rubronegro; Abel Ferreira, campeão brasileiro com o Palmeiras, além de nomes como Zidane e Pep Guardiola.
Leia mais
Eliminação do Brasil na Copa do Mundo leva torcedores às lágrimas em Florianópolis
Maldição europeia: Brasil cai pela quinta vez seguida para uma seleção do velho continente