Após vencer duas baterias, a cearense Tita Tavares foi barrada na terceira fase do Turtle Bay Resort Womens Pro, etapa do World Qualifying Series (WQS) em Turtle Bay, na Ilha de Oahu, no Havaí, mas conseguiu confirmar seu retorno à elite do World Championship Tour (WCT) com o terceiro lugar na decisão do seis estrelas de Sunset Beach, na semana passada.
Continua depois da publicidade
A brasileira é uma das duas novidades no grupo de 15 surfistas que vai disputar o título mundial no ano que vem. A outra é a campeã do WQS 2003, a jovem havaiana Melanie Bartels, de 21 anos. A campeã do Turtle Bay Resort Womens Pro foi a líder do WCT, a havaiana Keala Kennelly.
As brasileiras não passaram das quartas-de-final em Turtle Bay, com a catarinense Jacqueline Silva e a cearense Silvana Lima dividindo a nona colocação. No momento, Jacque está confirmando sua permanência entre as melhores surfistas do mundo pelas duas listas de classificação. No WCT, ocupa a nona e última posição entre as que são mantidas na elite mundial, enquanto no WQS terminou em sexto lugar no ranking que está promovendo até a 11ª colocada.