A cearense Tita Tavares foi o grande destaque do último dia do Rip Curl Malibu Pro na Califórnia. Com uma nota 8, a brasileira derrubou a líder disparada do ranking mundial, Sofia Mulanovich, nas quartas-de-final que abriram o domingo decisivo, dia 3, nos Estados Unidos. A peruana vinha de três vitórias consecutivas e derrotou a baixinha em duas delas, nas semifinais em Fiji e nas quartas no Tahiti.
Continua depois da publicidade
Depois da vingança, Tita despachou a algoz da catarinense Jacqueline Silva, Pauline Menczer, também com uma nota 8 na semifinal. Porém, ela só conseguiu pegar uma onda nas séries irregulares de meio metro de altura de Malibu Beach durante os 30 minutos da grande final, com a havaiana Megan Abubo faturando o título e o prêmio máximo de US$ 10 mil.
Pelo vice-campeonato, Tita recebeu US$ 6 mil e assumiu a quarta posição no ranking do World Championship Tour (WCT) 2004, logo abaixo de Jacque Silva, que continua em terceiro lugar na classificação geral das cinco das sete etapas da temporada, porém agora mais distante da briga pelo título mundial deste ano.
As duas últimas etapas serão disputadas no Havaí, onde Jacqueline e Tita já conquistaram importantes vitórias principalmente nas provas do WQS. O penúltimo desafio do ano será o Roxy Pro no Alli Beach Park de Haleiwa Beach, de 12 a 24 de novembro, na Ilha de Oahu. Depois, o Billabong Pro promove a grande final da temporada nas ondas de Honolua Bay, entre os dias 8 e 19 de dezembro, na Ilha de Maui.
As brasileiras estão praticamente empatadas na casa dos 3.200 pontos, enquanto Sofia Mulanovich já somou 4.512 pontos e venceu três das cinco etapas. A catarinense Jacqueline Silva ganhou a primeira na Austrália e a havaiana Megan Abubo levou o título agora na Califórnia.
Continua depois da publicidade