O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan afirmou nesta segunda-feira (16) que todas as vítimas de uma igreja que foi alvo de um atirador eram de origem taiwanesa. O crime aconteceu no domingo (15) na cidade de Laguna Woods, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Segundo informou a agência AFP, uma pessoa morreu, quatro ficaram gravemente feridas e uma teve ferimentos leves.
No comunicado divulgado pelo ministério, o órgão afirmou que o “o escritório de nossa representação em Los Angeles verificou imediatamente com a polícia local e outras autoridades que a pessoa morta e os cinco feridos são de origem taiwanesa”.
O crime
Após o culto matinal os fiéis estavam participando de uma refeição quando um homem, que não teve a identidade divulgada, iniciou o ataque na igreja de Orange County, a 70 quilômetros de Los Angeles. A polícia foi acionada por volta das 13h26 (17h26 no Brasil).
Continua depois da publicidade
De acordo com as autoridades, as pessoas que estavam no local conseguiram deter e amarrar as pernas do homem com um cabo. Pelo menos duas armas foram retiradas do criminoso antes que os agentes da polícia chegassem no local.
— Esse grupo de fiéis mostrou heroísmo e coragem excepcionais. Eles certamente evitaram ferimentos e mortes adicionais — afirmou o subcomandante do condado de Orange, Jeff Hallock.
O tiroteio na igreja dos EUA aconteceu um dia depois do ataque em um supermercado em Buffalo, Nova York, onde um homem branco de 18 anos abriu fogo, matou 10 pessoas e feriu outras três, sendo quase todos afro-americanos. As autoridades chamaram de ataque racista. O crime foi transmitido ao vivo pela Twitch, plataforma de streaming.

Leia mais:
Atirador abre fogo em mercado nos EUA e transmite ataque pela Twitch
Continua depois da publicidade