O Fluminense Marcus Vinícius D’Almeida foi eleito o melhor arqueiro do mundo de 2023. A premiação foi anunciada neste domingo (4) pela World Archery, que é a federação internacional de tiro com arco.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Vini Sardi é campeão de paraskate do STU Florianópolis
Conforme a Agência Brasil, o brasileiro, de 26 anos, lidera o ranking mundial da modalidade e vem de uma medalha de bronze no último Campeonato Mundial, disputado em Berlim, na Alemanha.
Continua depois da publicidade
Também em 2023, o arqueiro foi campeão da etapa final da Copa do Mundo de tiro com arco, em Hermosillo, no México, e conquistou duas medalhas (prata nas duplas mistas e bronze por equipes) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
Marcus foi escolhido o melhor atleta masculino do país no Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ainda neste domingo, o fluminense se sagrou vice-campeão da etapa final do Circuito Mundial Indoor (ambiente fechado) de tiro com arco, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Catarinenses nos Jogos Pan-Americanos 2023: veja lista completa dos medalhistas
Marcus eliminou Nicholas D’Amour, das Ilhas Virgens Americanas; o britânico Tom Hall e o holandês Steve Wijler para chegar à final diante do anfitrião Brady Ellison. Dono de três medalhas olímpicas, o norte-americano levou a melhor.
Continua depois da publicidade
No tiro com arco, os atletas disparam três flechas por rodada (ou set), podendo fazer até 30 pontos na parcial, dependendo de onde o tiro atingir o alvo. Quem obtiver a melhor pontuação na rodada, marca dois pontos na partida. Em caso de empate, cada atirador soma um ponto. Quem chegar a seis, vence o duelo.
Na final deste domingo, Ellison foi perfeito nos dois primeiros sets, anotando 30 pontos em cada (Marcus fez 29 em ambos). As duas rodadas seguintes terminaram empatadas, com ambos atingindo a pontuação máxima. Com isso, o norte-americano chegou a 6 a 2 no placar, garantindo o título do Circuito Mundial Indoor.
Entenda a modalidade de Tiro com Arco
Segundo a Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), as competições com tiro de arco se dividem entre: outdoor, indoor, field, ski-archery (esqui), clout e flight. O outdoor é a única competição que faz parte dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Panamericanos.
Este tipo de competição é realizada ao ar livre, em campo aberto que geralmente é um gramado. O campo não pode conter obstáculos para os arqueiros e precisa ser plano. O arco recurvo ou arco olímpico é o que deve ser utilizado nas Olímpiadas.
Continua depois da publicidade
O Tiro com Arco nas Olímpiadas de Paris 2024
Em Paris, 128 arqueiros (64 homens e 64 mulheres) vão disputar as medalhas olímpicas. Cada Comitê Olímpico Nacional poderá levar até seis atletas. Todos aqueles que atingirem a pontuação mínima de classificação (640 pontos para homens e 610 para mulheres) entre 28 de julho de 2023 e 28 de junho de 2024, conseguem uma vaga nos Jogos Olímpicos.
O Comitê Executivo do World Archery (WA) é a entidade máxima desta modalidade, que foi uma das primeiras a permitir a participação de mulheres nas Olímpiadas. Em Paris, serão cinco eventos que valem medalha para o tiro com arco. Individual (feminino e masculino), Equipe (feminino/masculino) e Evento Misto.
A República da Coreia foi a maior vencedora da modalidade em Tóquio, ficando com quatro das cinco medalhas de ouro que foram disputadas. No masculino, o arqueiro Mete Gazoz, da Turquia, ganhou o ouro e foi o primeiro do seu país a subir em um pódio de Jogos Olímpicos. É bom ficar de olho também no brasileiro Marcus D’ Almeida.
Assista também
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade