Sem alarde, em um gabinete da prefeitura somente com os responsáveis do lado do poder público e da empresa, a prefeitura de Blumenau assinou na terça-feira, por volta das 14h, o contrato de concessão do transporte coletivo de Blumenau para os próximos 20 anos.
Continua depois da publicidade
Única empresa a apresentar proposta e responsável pelo serviço desde fevereiro de 2016 por meio de um contrato emergencial, a Viação Piracicabana foi vencedora da licitação e teve a contratação oficializada.A partir do ato de terça-feira, a empresa tem até 90 dias para iniciar a operação na cidade.
Até o dia 18 de julho o município terá ônibus novos rodando. Deverá ser uma operação totalmente nova em relação ao serviço emergencial atual, a começar pelo nome: a Piracicabana adotou o nome BluMob para o novo contrato.
Conforme a prefeitura vem prometendo desde o início do processo de licitação, a
operação deve começar logo de cara com 104 ônibus zero quilômetros e outra identidade visual, com veículos prata e sistema de bilhetagem eletrônica.
Continua depois da publicidade
A tarifa inicial vai custar R$ 3,90, valor apresentado pela empresa na concorrência e homologado pela administração municipal.Após a assinatura, o presidente do Seterb, Carlos Lange, informou que os representantes da empresa disseram estar em contato com uma fabricante de carrocerias de ônibus para acelerar a entrega de veículos que rodarão em Blumenau.
— A intenção é antecipar um pouco esse prazo, mas pelo contrato a empresa terá até o dia 18 (de julho) para iniciar a nova operação — pontuou Lange, que explicou que se os novos ônibus estiverem prontos antes, o contrato emergencial com a Piracicabana deve ser encerrado antes do prazo final, que é 17 de julho.
A reportagem solicitou o contrato assinado ontem, mas o documento não foi disponibilizado pelo município até o fechamento da edição. Segundo a prefeitura, deve ser publicado até amanhã no Portal da Transparência we seria igual à minuta do edital de concessão do transporte coletivo. Veja a seguir como será o novo serviço de transporte:
Os ônibus novos:
— Todos os veículos deverão ter internet wi-fi gratuita e pelo menos quatro tomadas para carregamento de celulares, notebooks, etc.
Continua depois da publicidade
— Com exceção dos micro-ônibus, todos os veículos deverão ter, no mínimo, três portas.
— Os assentos serão em plástico com encosto acolchoado e braço sem revestimento. Assentos comuns na cor cinza e preferenciais em amarelo.z Todos os veículos serão pintados de prata com adesivos da bandeira de Blumenau e o nome da cidade na lateral.
— O edital não fala em momento algum sobre pisos rebaixados, espaço para bicicletas ou ar-condicionado.
Datas e prazos:
— Dez dias antes do início da operação a BluMob deve estar com todos os ônibus na cidade e funcionários contratados.
— Até a primeira quinzena de outubro (180 dias depois da assinatura) a empresa deve ter a garagem com infraestrutura necessária e um site no ar.
Continua depois da publicidade
— Um ano depois do início da operação é o prazo para que os veículos tenham sistema de monitoramento via GPS. A implantação deverá começar pelas linhas troncais.
— O serviço de transporte para pessoas com deficiência entra em funcionamento no mesmo dia que os ônibus de linha.
— Vigilantes e serviços gerais que atuarão nos terminais também começam a trabalhar no primeiro dia de operação da concessionária.
— O prazo de concessão é de 20 anos.