Preparados para uma jornada sensorial única? Então anota na agenda: no dia 18 de novembro acontece a primeira edição do Wine Day, evento imperdível que vai agitar Florianópolis, no Square SC. Se você é apaixonado por vinhos ou simplesmente curioso para explorar o mundo da harmonização, este é o seu lugar.
Continua depois da publicidade
Espumantes: Versatilidade em cada bolha
O que seria de uma celebração sem o brindar com espumantes? Segundo o especialista sommelier, Eduardo Araújo, essas borbulhas encantadoras são verdadeiros coringas.
— Espumante entra na lista de vinhos coringas, eles conseguem caminhar em meio a diferentes pratos, como entradas, equilibrando estruturalmente com um peixe ou frutos do mar e usando sua acidez refrescante para limpar o paladar até com alguma carne e charcuterie. E inclusive os espumantes Demi-sec ou Moscatel podem acompanhar sobremesas.
Adquira seu ingresso e faça parte dessa experiência ´única!
Os participantes do evento serão recebidos já com uma taça de espumante, para mergulhar nessa experiência e descobrir como eles podem elevar cada momento gastronômico.
Continua depois da publicidade
Vinhos Brancos: Uma dança de frescor e complexidade
Os vinhos brancos, divididos em duas famílias pelo sommelier, oferecem uma gama incrível de possibilidades. Os frescos e ácidos, como Riesling e Sauvignon Blanc, têm sua harmonia perfeita com queijos de massa fresca, ostras, e ceviches. Por outro lado, os encorpados, como o Chardonnay, trazem uma untuosidade que se casa perfeitamente com vieiras na manteiga, canapés de camarão e siri, e queijos de média cura.
No Wine Day, será possível experimentar a delicadeza dos brancos e como suas características podem transformar cada mordida.
Rosés: Do delicado ao intenso, um convite à sofisticação
Os vinhos rosés, conhecidos por sua versatilidade, são destaque para Eduardo.
— Os rosés podem ser tão delicados quanto os brancos, principalmente o estilo mais na moda, bem clarinhos. E acompanham essas harmonizações. Os mais leves com um queijos de massa mole, crudo de salmão e saladas com cítricos e frango. Mas, podemos acompanhar rosés mais intensos com salmão gravlax, croqueta de pato e charcuterie em geral.
Continua depois da publicidade
Tintos: A Intensidade que conquista paladares
Os vinhos tintos, sempre protagonistas, apresentam uma variedade de opções que vão dos leves aos encorpados. Segundo nosso sommelier, os mais leves, como o Pinot Noir, são ideais com canapés de cogumelos, prosciutto, terrines, e queijos como Comté e Gruyère. Já os mais encorpados, perfeitos para harmonizações ousadas, combinam com tartelettes de pato defumado, canapés de brie e linguiça Blumenau, além de queijos intensos como Grana Padano.
Vinhos Portugueses: Uma viagem pelos sabores de Portugal
Para Eduardo, Portugal é uma terra de vinhos incríveis.
— Os vinhos Portugueses têm uma enorme variedade de estilos, corpo e intensidade. É um dos países mais variados com vinhos frescos como Vinho Verde a doces fortificados como vinho do Porto.
No Wine Day, uma mesa de frios compõe o evento, garantindo a harmonização perfeita dos mais de 20 rótulos selecionados para o evento.
Continua depois da publicidade