Tina Knowles, a mãe de Beyoncé e Solange Knowles, e também da filha de consideração Kelly Rowland, contará detalhes da vida e da criação das filhas em sua nova autobiografia, intitulada “Matriarca”. Renomada empresária, estilista e ícone cultural, Tina Knowles dará um relato pessoal e envolvente e revisitará momentos marcantes de sua vida.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
O livro, que terá lançamento simultâneo nos Estados Unidos e no Brasil em 22 de abril de 2025, abordará desde os desafios e reviravoltas em sua carreira até as alegrias e complexidades de criar uma das maiores artistas da nossa época.
“Eu sempre fui uma contadora de histórias, e isso é algo que aprendi com minha mãe,” diz Tina. “Quando tive minha própria família, acreditei que minhas filhas precisavam saber de onde vinham para entender para onde estavam indo. Chamei meu livro de Matriarca, porque o que me inspira é a sabedoria que as mulheres passam umas às outras, geração após geração — e a sabedoria que ansiamos descobrir em nós mesmas”, destaca Knowles na autobiografia, que chega ao Brasil pela Globo Livros.
Conhecida por ser uma mulher determinada, inteligente e confiante, que foi a força motriz por trás da criação de suas filhas, Tina irá compartilhar histórias inspiradoras que abordam a importância das conexões familiares, a ancestralidade e o legado da força feminina que atravessa gerações no livro, que promete ser um tributo ao poder feminino e à herança cultural negra.
Continua depois da publicidade
“Mesmo aos 70 anos, ainda estou aprendendo lições valiosas — revelações que gostaria de ter tido aos 40 ou até aos 20. Então, decidi contar minha história, porque sei o que ela significa para mim, para minhas filhas e para futuras gerações de mulheres”, finaliza a Matriarca.
Quem é Tina Knowles
Nascida no Texas, Tina Knowles foi registrada com o nome Celestine Ann Beyoncé. Filha de um estivador e de uma costureira, antes de se tornar empresária, designer de moda, colecionadora de arte e ativista, a Matriarca aprendeu a costurar ainda muito cedo. Em 1986, abriu em Houston o Headliners, um salão de beleza que se tornou um fenômeno multimilionário.
Como estilista, designer e mãe, ela ajudou a guiar a trajetória de sucesso global do Destiny’s Child — o grupo musical composto por Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. Com sua filha Beyoncé, ela foi uma das fundadoras e administrou a House of Deréon, uma marca de roupas que leva o nome de sua mãe.
Continua depois da publicidade
Anos depois criou também a linha Miss Tina, que revolucionou o mercado com a inclusão de diversos tamanhos. Em 2024, ajudou a criar a Cécred, a linha de cuidados capilares de Beyoncé. Seu portfólio filantrópico inclui a organização sem fins lucrativos de artes cênicas WACO Theater, o Knowles-Rowland Center for Youth, em Houston, e o Tina’s Angels, seu próspero programa de mentoria para jovens em situação de risco social na região centro-sul de Los Angeles.
Ela atua ainda como presidente da BeyGOOD, uma ONG dedicada a estabelecer a equidade econômica por meio de uma ampla gama de iniciativas. Ela é avó de seis netos e matriarca de muitas pessoas.
Leia também
As autobiografias brasileiras que você deve ler antes de 2024 acabar
Ainda Estou Aqui: O livro que deu origem ao filme aclamado pela crítica
Livros mais vendidos da primeira semana de novembro de 2024 no Brasil