Setembro é o mês com mais jogos na Série A. Serão sete rodadas no mês e os clubes terão que mudar a preparação para as partidas. Alguns times, como o Figueirense, podem ter até nove jogos nos próximos dias. Isso porque o clube está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. A CBF ainda não definiu as datas e horários das partidas, assim não se sabe se o duelo da volta contra o Santos será em setembro ou outubro.

Continua depois da publicidade

Veja outras notícias do times catarinenses

Confira a tabela da Série A

A estratégia dos clubes neste mês é recuperar os jogadores antes dos confrontos. Sem tempo para treinamento, o que também atrapalha os clubes em setembro são as viagens, que encurtam a recuperação e os trabalhos táticos.

Continua depois da publicidade

– Essa maratona vem desde agosto e a gente tem feito uma recuperação especial entre um jogo e outro. Existe também o controle de cargas de trabalho e analisamos sempre como os atletas se recuperam de um jogo para outro, o que ajuda na avaliação – explica o preparador físico do Figueirense, Marcos Seixas, que neste início de mês estará na França com a Seleção Olímpica.

Outros meses são intensos como setembro. Até por isso, os clubes procuram se planejar desde a pré-temporada para esse período:

– O campeonato tem uma programação que é liberada desde o começo do ano e se você tiver uma equipe de preparação física e de desparamento médico alinhada você já tem uma estratégia para trabalhar todo esse período. Essas rodadas não surgiram de uma outra para outra. Você faz a pré-temporada procurando dar para o jogador um lastro biológico para transcorrer uma temporada mais tranquila – explicou o médico do Avaí, Luís Fernando Funchal.

Continua depois da publicidade

Mais informações do Avaí

Outras notícias da Chapecoense

Informações do Figueirense

Mais sobre o JEC

A Chapecoense também pode ter um número de jogos maiores. A Conmebol ainda não divulgou as datas das oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas existe a chance do Verdão enfrentar os paraguaios do Libertad ou os chilenos do Universidad Católica em setembro.

– A CBF vai liberando as datas e horários dos jogo em 10 em 10. Neste momento fazemos uma programação. Quando passamos de fase na Sul-Americana sentamos e conversamos de novo. Procuramos manter a intensidade nos jogos, mas por conta de lesões ou suspensões vamos perder alguns jogadores e temos que mudar. É natural nessa fase uma oscilação – analisa o técnico da Chapecoense, Vinícius Eutrópio.

Essa mudança de atletas também acontece quando se tem que poupar jogadores para não ocasionar lesões musculares.

Continua depois da publicidade

– Tem atletas que tem que ter maior cuidados. O nosso exemplo aqui são jogadores como Emerson, André Lima, Marquinhos e Jéci. Eles são mais experientes e tem que ter mais cuidados. Às vezes diminuir a intensidade para manter a qualidade física dele. Temos que respeitar também se o atleta se sente cansado, por isso confiamos muito no feedback dos atletas para ter essa noção – diz Funchal. ?

02/09 – Flamengo (F)

06/09 – Coritiba (C)

09/09 – Atlético-MG (F)

13/09 – Goiás (C)

16/09 – Figueirense (F)

20/09 – São Paulo (C)

27/09 – Grêmio (F)

03/09 – Santos (F)

06/09 – Ponte Preta (C)

09/09 – Joinville (F)

13/09 – Flamengo (C)

17/09 – São Paulo (F)

20/09 – Cruzeiro (C)

27/09 – Sport (F)

03/09 – Grêmio (C)

06/09 – Cruzeiro (F)

09/09 – Atlético-PR (C)

12/09 – Palmeiras (F)

16/09 – Avaí (C)

20/09 – Internacional (F)

23 ou 24/09 – Santos (C)

27/09 – Corinthians (C)

30/09 ou 01/10 – Santos (F)

02/09 – São Paulo (C)

05/09 – Atlético-PR (F)

09/09 – Chapecoense (C)

13/09 – Corinthians (F)

16/09 – Sport (C)

20/09 – Goiás (F)

27/09 – Atlético-MG (C)