Chove pouco na horta dos times catarinenses nas séries A e B do Campeonato Brasileiro. No Oeste do Estado, a situação é menos grave. A Chapecoense já comemorou vitória, a única entre todos os representantes de Santa Catarina nas duas primeiras divisões nacionais. No entanto, na Grande Florianópolis e no Sul de Santa Catarina, as equipes sofrem com a seca desde o Campeonato Catarinense. É difícil prever quando será a próxima vitória com a mesma precisão de Leandro Puchalski para a previsão do tempo.

Continua depois da publicidade

AVAÍ

6 jogos sem vencer

Desde o fim da primeira fase do Campeonato Catarinense, quando venceu a Chapecoense por 2 a 1 fora de casa, há um mês, o Leão não termina uma partida com uma vitória na conta. Conquistou o título estadual nos pênaltis, depois de dois empates em casa. Na Série A do Campeonato Brasileiro, perdeu os dois jogos como visitante, para Atlético-MG e Bahia, e ficou na igualdade na Ressacada com o Grêmio. Na sequência sem vencer, ainda consta o revés para o Vasco, que eliminou o clube da Copa do Brasil. O próximo jogo é diante da torcida, contra o CSA, um adversário direto pela permanência na elite, e com obrigação azurra do triunfo.

CHAPECOENSE

2 jogos sem vencer

É do Verdão a única vitória catarinense nas primeiras divisões do Campeonato Brasileiro até agora. Na estreia pela Série A, a equipe comandada pelo técnico Ney Franco largou com triunfo por 2 a 0 sobre o Internacional, na Arena Condá. Na rodada seguinte, a equipe perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, em São Paulo, e empatou em 1 a 1 com o Athletico-PR no Oeste de SC. Por enquanto, a sequência de resultados não causa preocupação. Na próxima rodada, a Chape vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, novamente às 11h de domingo. Os times estão empatados com quatro pontos cada.

Continua depois da publicidade

CRICIÚMA

4 jogos sem vencer

O Tigre arrancou com três vitórias para entrar nas semifinais do Campeonato Catarinense, e parou. Desde o triunfo sobre o Hercílio Luz, em 7 de abril, o Carvoeiro não comemorou mais triunfos. Depois da ocasião, foi eliminado da Copa do Brasil – com derrota em casa – e do Estadual pelo Avaí – nos pênaltis, após empate no tempo normal. Na Série B, estreou com derrota para o Cuiabá. Menos mal que na rodada seguinte evitou uma derrota com gol anotado nos últimos instantes, o que deixou na equipe o sentimento de recuperação. Agora, terá pela frente o América-MG em casa, às 11h de sábado, para tentar acabar com o mês sem vencer.

FIGUEIRENSE

7 jogos sem vencer

A partir da perda de invencibilidade no Campeonato Catarinense, o Figueira não venceu mais. E lá se vai praticamente um mês em meio. O revés por 1 a 0 para o Joinville, no Orlando Scarpelli, abriu a série sem vitórias da equipe alvinegra. Desde então, foram quatro empates e outras duas derrotas – uma delas, a eliminação na semifinal do Estadual. Nas duas primeiras partidas da Série B do Campeonato Brasileiro, ficou na igualdade com Guarani (fora) e São Bento (casa). Pode “virar o jogo” se vencer o Sport, às 16h30min de sábado. Uma vitória na Ilha do Retiro se somaria aos dois confrontos sem vencer na Série B em forma de invencibilidade de três rodadas.