*Por Zé Maia

O Operário-PR fez em 2023 a mesma campanha que o Figueirense em 2022 e conquistou o acesso para a Série B de 2024 na última rodada no quadrangular final da Série C, no domingo (8). Com isso, o Fantasma se tornou o clube com a menor pontuação na história da segunda fase a conseguir subir.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Tanto Operário quanto Figueirense conquistaram na segunda fase sete pontos, em duas vitórias, um empate e três derrotas. A diferença é que neste ano o São Bernardo, adversário direto do time paranaense, fez a mesma pontuação, mas ficou atrás pelo critério de gols pró, enquanto no ano passado o Vitória-BA, adversário do Furacão, terminou em segundo no seu grupo com nove pontos.

Desde que foi implementada a segunda fase da Série C, que começou em 2020, nenhuma equipe havia conquistado o acesso com menos de nove pontos. Em 2023, o Figueirense nem sequer classificou na primeira fase entre os oito melhores. O Alvinegro lutou até a última rodada contra o rebaixamento, em jogo decisivo no Orlando Scarpelli contra o Manaus.

Continua depois da publicidade

O Figueirense já conhece seus adversários na Série C de 2024, com exceção dos quatro clubes que irão cair da Série B. São eles: Ypiranga-RS, São José-RS e Caxias-RS, da Região Sul; Athletic-MG, Ferroviária-SP e São Bernardo-SP, do Sudeste; além de Remo-PA, da Região Norte e Aparecidente-GO do Centro-Oeste.

A região com mais clubes representados na Terceirona é o Nordeste, com Floresta-CE, Ferroviário-CE, CSA-AL, Náutico-PE, Confiança-SE e Botafogo-PB.

Criciúma vence em casa e diminui distância para o G-4 na Série B

Brusque empata e fará a decisão da Série C em casa