O Team SCA – equipe feminina da Volvo Ocean Race – deve chegar a Itajaí entre 7h e 9h desta terça-feira, conforme a última previsão divulgada pela organização. Um dos motivos são os problemas enfrentados pelas velejadoras no trajeto entre a Nova Zelândia e Itajaí. Além de danos nas velas e em alguns equipamentos, a estratégia adotada também afastou o time do pelotão de frente.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

A repórter a bordo do SCA, Anna-Lena Elled, relatou que no domingo a equipe acabou batendo em um obstáculo, o que fez o barco virar e ficar de lado. Mesmo com o susto, a tripulação conseguiu rapidamente contornar a situação. No entanto, Anna-Lena explicou que foi necessário restaurar as peças danificadas antes de seguir viagem. Algumas horas mais tarde, o barco teve mais um problema, desta vez na quilha, o que atrasou novamente as atletas.

Continua depois da publicidade

– A noite passou sem incidentes. Em 24 horas sem imprevistos nós estaremos lá – escreveu a repórter no site da Volvo, no domingo.

O SCA tem apostado em um trajeto diferente dos demais barcos para chegar a Itajaí. Na tarde da segunda-feira, a equipe navegava próximo a costa gaúcha para tentar pegar mais vento. Outra dificuldade das velejadoras é a pouca experiência no percurso – apenas duas atletas já haviam feito esta etapa da regata anteriormente.

Além do time feminino, o barco do Dongfeng Race Team também ficou para trás. O time chinês acabou quebrando o mastro pouco antes de atravessar o Cabo Horn e precisou abandonar a quinta etapa. A equipe está vindo para Itajaí a motor e deve chegar entre o fim desta semana e o início da próxima. Assim que estiver em terra, a equipe vai iniciar o conserto do mastro para a próxima largada até Newport, nos Estado Unidos.

O Team Vestas Wind não veio para Itajaí – a equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa. O veleiro do time passa por consertos em um estaleiro na Itália.

Continua depois da publicidade

Classificação geral da regata até aqui*:

1º Abu Dhabi Ocean Racing – 9 pontos

2º Dongfeng Race Team – 16 pontos

3º Team Brunel – 18 pontos

4º Mapfre – 18 pontos

5º Team Alvimedica – 19 pontos

6º Team SCA – 24 pontos

7º Team Vestas Wind** – 36 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.