Na tarde desta segunda-feira foi confirmado o primeiro caso de gripe A em Timbó neste ano. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde confirmou que uma paciente de 27 anos está internada em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Oase. A direção da unidade de saúde afirma que há outros três casos suspeitos que estão recebendo atendimento. A visitação aos internados foi reduzida por precaução.

Continua depois da publicidade

A paciente, que não pertence ao grupo de risco, é moradora de Timbó e não havia tomado a vacina. O subtipo do vírus ainda não foi identificado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC).

Richard Choseki, diretor do Hospital Oase de Timbó, diz que a redução das visitas visa preservar os pacientes e visitantes. Em razão dessa situação e pelo aumento considerável no número de atendimentos, a direção do hospital solicita que as pessoas só procurem o pronto-socorro da unidade em caso de urgência ou emergência.

– Está mantida a visitação entre 15h e 16h nos quartos e na UTI das 12h às 12h30min, o horário da manhã e tarde foram cancelados. Uma ala do pronto-socorro foi fechada pra criar um isolamento, o infectologista está direto na unidade. Todas as ações de precaução estão sendo tomadas – diz.

A direção do hospital destaca que a maior preocupação é com relação às crianças que são atendidas na unidade, com uma média de 2 mil por mês. Inclusive, será definido até o fim do dia se o atendimento pediátrico será realocado.

Continua depois da publicidade

Os profissionais que atuam diretamente na área de risco estão utilizando máscaras. Nos setores estão sendo disponibilizados álcool gel e material informativo com orientações de segurança.

Vacinação

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Timbó, foram aplicadas 12.036 doses contra a Influenza, sendo 11.036 pertencentes aos grupos de risco e outras mil na população comum.

Ainda resta um pequeno estoque de vacinas para imunização de gestantes e segundas doses em crianças. Os interessados devem procurar as USF nos bairro para receber a dose. A vacina contra a Influenza também está disponível na rede particular de Timbó, nas clínicas Vacinas Pérola e Pneumoclínica.