Se você é fã de história, aí vai uma boa opção de passeio para esse fim de semana. Segue até as 19h de domingo (9), em Timbó, um encontro de colecionadores. São aos menos 25 expositores do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Eles apresentam e comercializam selos, moedas, cédulas e cartões telefônicos antigos, alguns itens até históricos. Quem quiser conhecer as peças, basta ir até o Hotel Blue Hill, na Avenida Getúlio Vargas. Não é cobrada entrada.
Essa é 48ª edição do evento, que integra o calendário comemorativo aos 150 anos de Timbó. O organizador e presidente da Associação Filatélica e Numismática de Timbó (Afinuti), Waldemar Gebauer, conta que a iniciativa é voltada à preservação da história.
O Santa visitou o encontro e separou alguns itens curiosos que o público pode conferir:

Moeda de 1832, em prata, no valor de 960 réis. Foi cunhada pela Casa da Moeda do Rio de Janeiro durante o reinado de Dom Pedro II. Acredita-se que existam no mundo entre 10 e 15 exemplares, o que torna a peça uma raridade. Apreciadores podem comprá-la. Para isso é preciso desembolsar nada menos do que R$ 38 mil. Como explicam os colecionadores, não é data da peça que a torna valiosa, e sim a quantidade disponível no mercado.
Continua depois da publicidade

Pequeno livreto motivacional da Alemanha distribuído para incentivar adesão às frentes de batalha na 2ª Guerra Mundial. Ainda, broche alemão alusivo ao Dia do Trabalhador entregue em 1º de maior de 1937 e cédulas da década também no país germânico. O colecionador tem uma série de itens do período de conflito entre os Aliados e o Eixo.

Coleção de cartões telefônicos que conta a história do Cangaço. O material não é assim tão antigo quanto outras peças à disposição no encontro. É datado do ano de 1999. O que torna cada item objeto de desejo é o fato de algumas peças tiveram tiragem de apenas cinco mil exemplares. Isso dificulta encontrá-las.

Cédulas de 500 réis. Foi estampada em 1874, período do Império do Brasil. A nota traz ao centro Dom Pedro II, brasão à esquerda e mulher à direta. Pelo estado de conservação pode ser comprada a partir de R$ 1 mil.
Serviço
O que: Encontro Sul Brasileiro de Colecionadores
Quando: sábado e domingo, das 8h às 19h
Onde: Hotel Blue Hill, em Timbó
Quanto: entrada gratuita