Engajar e unir a comunidade em eventos culturais e esportivos é desafio dos gestores públicos, mas é possível definir uma agenda especial para que famílias e amigos se encontrem para vivenciar bons momentos, com acesso viável para todas as idades e classes sociais. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Timbó realizou uma série de eventos e iniciou o mês de abril com uma agenda movimentada.
Continua depois da publicidade
No sábado, aconteceu a Caça aos Ovos Dourados, alusiva à Páscoa, com a continuidade da Páscoa no Parque de Timbó. O evento teve início no dia 18 de fevereiro e finalizou neste fim de semana. Na brincadeira, as crianças inscritas deveriam seguir as pistas e procurar os ovos dourados, que foram trocados pelos de chocolate.
Entre os destaques, teve início na última quinta-feira, dia 30 de março, a quinta edição do Campeonato de Futevôlei de Timbó, promovido pela Fundação Municipal de Esportes (FME), no Parque Central. A competição conta com nove duplas na categoria Livre Masculina e segue até 14 de abril, com jogos às terças e quintas-feiras, a partir das 19h.
Molequinho Bom de Bola agitou Timbó
Entre os dias 28 e 30 de março, o Complexo Esportivo de Timbó foi palco do Molequinho Bom de Bola, competição voltada a estudantes com idade entre 11 e 13 anos. Ao todo, participaram 11 times masculinos e cinco femininos.
Em primeiro lugar no campeonato masculino, ficou EEF Hugo Roepke. Em segundo, a Erwin Prade, que também contou com o goleiro menos vazado, e, em terceiro no ranking, Nestor Margarida. O artilheiro foi Otávio Alexandre, do Centro Educacional Cetisa, com um total de oito gols.
Continua depois da publicidade
Já o campeonato feminino teve como colégio vencedor Júlio Scheidemantel, com a artilheira Milena Lemek, com um total de sete gols. Em segundo, foram reconhecidas as atletas do Maurício Germer e, em terceiro, Nestor Margarida, que conquistou o pódio com a goleira que menos sofreu gols.
Confira as escolas inscritas:
Nestor Margarida;
Padre Martinho Stein;
Tiroleses;
Erwin Prade;
Maurício Germer;
Professor Juvenal Cardoso Zanella;
Polidoro Santiago;
Júlio Scheidemantel;
Hugo Roepke;
Emir Ropelato;
Centro Educacional Cetisa.
De acordo com a Fundação de Cultura e Turismo, o poder público e a iniciativa privada têm unido esforços visando viabilizar projetos e ações de interesse comum, para proporcionar atividades culturais que promovam senso de pertencimento e de comunidade.
O objetivo principal é fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos eventos culturais do município, independente de classe social, reforçando Timbó como uma cidade com um vasto leque de opções de eventos para todas as idades, sejam culturais ou turísticos.
Continua depois da publicidade
Satisfação, senso de comunidade, aproximação com vizinhos, colegas, estudantes ou trabalhadores de áreas próximas são apenas alguns dos benefícios da realização de eventos promovidos pelo poder público, para que todos tenham acesso à cultura e ao esporte – sem depender da idade, classe social, poder econômico ou outro atributo. Levando em conta que é dever da gestão pública diminuir disparidades, o acesso a eventos, muitas vezes, fica de lado, fazendo com que a população marginalizada e empobrecida não consiga ter acesso aos benefícios conquistados pelos demais. Como a qualidade do ambiente físico afeta o desenvolvimento, aprendizagem e comportamentos sociais das crianças, que ainda são mais vulneráveis à vulnerabilidade do que adultos, a prefeitura de Timbó também lança um olhar especial a eles, para que, mesmo com acontecimentos de estresse diário, possam ter experiências positivas, se divertir e vivenciar bons momentos com a comunidade.
300 mil pessoas passaram por eventos em Timbó em 2022
Com eventos de pequeno, médio e grande porte, o município recebeu em 2022, mais de 300 mil participantes nas atividades desenvolvidas em Timbó: Páscoa no Parque, Festival da Cervejarias, Festival de Dança, Feira do Livro, Noite dos Candelabros, Festa do Imigrante, Natal Mais Encantado, Expo Bike, Réveillon e os shows Nacionais. O maior destaque do ano, segundo a Fundação de Cultura e Turismo da cidade, foi a Festa do Imigrante, que abarca dentro da sua programação mais sete eventos paralelos.
Quer mais detalhes sobre a agenda do município de Timbó? Acesse o portal da prefeitura.
Leia também
Além da corrida: The Ocean Race terá atrações e 80 apresentações musicais
Abertura do Mercado Livre de Energia promove redução de custos e sustentabilidade das empresas
Campanha oportuniza pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho