As cidades de Benedito Novo e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, também foram bastante atingidas pelas chuvas deste fim de semana. De acordo com o prefeito de Benedito Novo, Osnir Floriani, a região central já está alagada e a própria prefeitura foi atingida. O nível do rio Benedito já passou dos seis metros e a cidade espera que chegue a 6,50m nas próximas horas. As aulas da rede municipal nesta segunda-feira foram canceladas.

Continua depois da publicidade

As regiões mais atingidas são o Centro e as regiões de Santa Rosa e Pedro Maus. A Defesa Civil do município registrou neste domingo quatro pontos de deslizamento de terra e há 12 famílias desalojadas que se deslcoaram para casa de parentes e amigos. O abrigo municipal, no Centro, está sem acesso e a prefeitura conta com o apoio de igrejas e escolas.

Em Timbó a situação é parecida. A última medição apontou 7,98m e a previsão é de que o rio atinja 8,40m às 17h no município. A primeira via na cidade a ser atingida é a rua Haiti, com 5,45m, porém o estado ainda é de alerta porque o município está conseguindo administrar a situação,s egundo informações da prefeitura.

Há duas pessoas desabrigadas e não há um número exato de desalojados. A prefeitura de Timbó ativou quatro abrigos: um na associação dos sevridores municipais, no Centro, e os outroes três em escolas no bairros Araponguinhas, Pomeranos e Padre Martinho Stein.

A prefeitura de Timbó acaba de informar que cancelou as aulas nas unidades de ensino municipais nesta segunda-feira. O CAPS e a unidade de saúde do bairro Dona Clara não terão atendimento. Nas outras unidades de saúde o atendimento será normal.

Continua depois da publicidade

Alto Vale do Itajaí

Em Rio do Sul o estado é de alerta. O rio Itajaí-Açu está em 5,32m, mas a Defesa Civil monitora a chegada das águas de Taió, o que deve fazer o nível do rio subir ainda mais nas próximas horas. A estimativa é de que o rio atinja 5,5m durante a tarde.

A cota de enchente de Rio do Sul tem como nível mínimo 6,5m para que as primeiras ruas comecem a ficar inundadas. Até o momento não foram registradas ocorrências graves em Rio do Sul.