Na bicicleta, na canoa ou a pé. Estes são os meios utilizados para completar uma corrida de aventura. Neste fim de semana, no sábado e no domingo, Tijucas vai receber a abertura do Circuito Brasileiro e do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura. Em duas categorias (conforme distância), as equipes vão percorrer o percurso apenas com orientação por mapas topográficos e bússolas.

Continua depois da publicidade

A prova terá 140 atletas de diversos estados brasileiros, entre as categorias Aventura e Expedição. Na primeira, o percurso tem 55 quilômetros e previsão de sete horas para que os primeiros colocados completem o percurso. Já na Expedição, são 110km e 16 horas de prova aos primeiros.

As disputas ocorrerão em equipes, mas não haverá revezamento de atletas por modalidade. Cada equipe deve permanecer o tempo todo unida, pois é proibido que os seus integrantes se afastem por mais de 100 metros. Neste ano, tanto na categoria Aventura quanto na Expedição terão equipes formadas por quartetos mistos (no mínimo uma mulher na equipe), quartetos masculinos, duplas mistas e duplas masculinas.

A largada está marcada para as 12h de sábado, no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Tijucas. A premiação na categoria aventura está prevista para as 20h do mesmo dia, enquanto a da expedição está marcada para as 9h de domingo.

Continua depois da publicidade