Ian Thorpe foi liberado para defender seu título dos 400m livre na Olimpíada de Atenas quando, como esperado, Craig Stevens desistiu de disputar a prova.

Continua depois da publicidade

Stevens ainda não tomou uma decisão final, mas o presidente do Comitê Olímpico Australiano (COA), John Coates, disse que um anúncio deve ser feito nos próximos dias.

– Antecipamos que ele (Stevens) vai desistir – disse Coates.

Coates deu a declaração depois de um anúncio do COA de que Thorpe, recordista mundial dos 400m, vai substituir Stevens automaticamente com sua desistência.

Thorpe foi desclassificado durante a disputa da seletiva australiana para os Jogos no mês passado, ao perder o equilíbrio e queimar a largada.

Continua depois da publicidade

O nadador de 21 anos apelou da decisão e perdeu, mas uma brecha foi descoberta permitindo que Stevens abrisse mão da vaga em favor de Thorpe.

Entretanto, o COA ficou preocupado com qualquer objeção legal e procurou explicar porque Thorpe teria permissão para substituir Stevens e não Josh Krogh, que terminou a seletiva em terceiro atrás de Grant Hackett e Stevens.

Allan Sullivan, um dos dois advogados que avaliaram o caso, divulgou suas conclusões nesta quinta, dia 15.

– Na minha opinião é o Sr. Thorpe, e não o Sr. Krogh ou qualquer outro nadador, que satisfaz os critérios para nomeação.

Continua depois da publicidade

Krogh, parceiro de treinos de Stevens no Instituto Australiano de Esporte, disse que não vai opor-se à decisão.

– Apesar da decisão de Craig, o fato é que eu não me classifiquei nessa prova, e não vou nadar nas Olimpíadas de Atenas – disse Krogh.

Com isso, o caminho está aberto para que Thorpe defenda seu título dos 400m em Atenas, acabando com a saga que tomou as atenções da Austrália no mês passado.

Stevens tirou uma semana de folga após a seletiva para avaliar suas opções, mas as especulações sobre seus planos se intensificaram quando foi revelado que ele contratou uma equipe de gerenciamento para cuidar de seus negócios. Enquanto isso, as redes de televisão e revistas lutam para dar com exclusividade sua história.

Continua depois da publicidade

As opiniões sobre o que Stevens deveria fazer se dividiram. Alguns queriam que ele disputasse a prova, mas a maioria esperava que ele desistisse dos 400m e se concentrasse nos 1.500m, sua especialidade.

Stevens, de 23 anos, também se classificou para o revezamento 4x200m, prova em que a Austrália é favorita para o ouro.

Herói nacional depois de conquistar três medalhas de ouro na Olimpíada de Sydney, Thorpe é o campeão mundial e olímpico e não perde na prova há sete anos.

Na seletiva, ele se classificou para a disputa dos 100m e dos 200m e para três revezamentos.

Thorpe, amigo e parceiro de treinos de Stevens, aceitou a eliminação de forma digna e prometeu apoiar Stevens, mas Coates disse que Thorpe está agora preparado para disputar os 400m.

Continua depois da publicidade

– Sabemos que a federação de natação australiana conversou com o técnico de Thorpe sobre se ele aceitaria a vaga, e a resposta foi sim – disse Coates.

As informações são da agência Reuters.