O nadador australiano Ian Thorpe pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que avalie a possibilidade de os campeões da última Olimpíada terem vaga automática na próxima. Thorpe conquistou o ouro nos 400m livre nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000, mas foi desclassificado por ter queimado a largada durante as eliminatórias australianas para Atenas/2004, no mês passado, e não poderá defender o título.
Continua depois da publicidade
– Acredito que, se você está em um nível similar ao da Olimpíada anterior, seria uma possibilidade o COI ver isso – afirmou Thorpe, que também é o recordista mundial da prova, a uma rádio australiana nesta terça, dia 6.
Aos 21 anos, o nadador conseguiu vaga para Atenas nos 100m e 200m livre e em três revezamentos. O australiano Craig Stevens afirmou no último sábado que tiraria uma semana de folga para pescar e avaliar a possibilidade de desistir dos 400m para se concentrar nos 1500m livre, sua prova preferida. Isso daria ao técnico da Austrália, Leigh Nugent, a oportunidade de selecionar Thorpe para disputar os 400m ao lado de Grant Hackett.
Apesar dos vários pedidos do público e da mídia para que Thorpe tivesse uma outra chance, a federação australiana disse que a desclassificação não será retirada. As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade