Por uma diferença de apenas quatro milésimos de segundos, o paulista Marcello Thomaz, da equipe Giaffone Racing, estabeleceu a melhor volta dos treinos que abriram a 11ª e penúltima etapa da Fórmula Renault, no circuito urbano da Via Expressa Sul, em Florianópolis, nesta sexta, dia 21.
Continua depois da publicidade
O segundo melhor tempo foi de Diego Nunes, da Pop Car, seguido pelo líder da F-Renault, Allam Khodair, companheiro de equipe de Thomaz. Khodair havia obtido o melhor tempo nos treinos realizados pela manhã, na Ilha de Santa Catarina.
Thomaz reconheceu que poderia ter sido mais veloz em sua melhor volta, mas se atrapalhou com as bandeiras agitadas pelos fiscais no fim da reta dos boxes.
– Tinha duas bandeiras brancas e uma amarela, e fiquei na dúvida sobre o que fazer.
Já Nunes fez questão de demonstrar sua decepção com a perda de uma liderança que manteve pela maior parte do tempo. Montou numa bicicleta e pedalou até os boxes da Giaffone Racing.
Continua depois da publicidade
– Pô, quatro milésimos é muito pouco – reclamou, em tom de brincadeira, ao pai de Marcello Thomaz.
Saiu, no entanto, com a sensação de que poderá fazer um excelente treino classificatório neste sábado.
– O carro está bom, acho que vai dar para me colocar nas três primeiras filas do grid. Meu companheiro de equipe, o Anderson Faria, também foi bem e terminou em sexto – lembrou.
Na disputa particular entre os candidatos ao título, Khodair se deu melhor e ficou em terceiro. Paulo Salustiano, da M4T Motorsport, segundo na classificação geral do campeonato, sofreu com a quebra do câmbio na parte da tarde, quando praticamente todos baixaram suas marcas, e ficou em 18º.
Continua depois da publicidade
O baiano Diego Freitas, da UniOil Sports, que sofreu o acidente mais forte do dia no início da manhã, pagou as conseqüências e ficou apenas em 12º no acumulado das duas sessões.
Na F-Renault, o único piloto da casa que irá correr na Via Expressa Sul será Eduardo Pereira, da equipe M4T Motorsport, entretanto, um paulista residente em Balneário Camboriú nos últimos quatro anos promete garantir o título da etapa para Santa Catarina.
Campeão na Fórmula-3 Sul-Americana do ano passado, Duda Azevedo diz que para vencer em Floripa é preciso ter muita concentração.
– Já me considero um catarinense e farei de tudo para ganhar aqui. Das 10 etapas que disputei neste ano, cheguei ao final em nove delas e sempre entre os 10 primeiros colocados – afirma.
Continua depois da publicidade
Duda ocupa atualmente a 17ª posição no campeonato com 24 pontos. O piloto tem planos ousados para o futuro e acredita num rendimento superior do seu carro nas últimas corridas. Isso porque desde a troca de categoria no início do ano, ele diz que teve de se adaptar ao modelo diferente de chassis, motor e pneus, principalmente.
O grid de largada será definido depois das tomadas cronometradas deste sábado. Assim como nesta sexta, elas serão novamente divididas em dois grupos, em função da reduzida extensão – 2.420 metros – do circuito da capital catarinense.
Pela manhã deste sábado, está programada uma nova bateria de testes a partir das 9h. À tarde, a partir das 13h30min, têm início as disputas classificatórias.
A prova da F-Renault, no domingo, será transmitida ao vivo pela TVCOM de Florianópolis, a partir das 13h, durante o programa Vício Motor.
Continua depois da publicidade
Com informações do Diário Catarinense.
Confira os tempos e como está a classificação.