Thiago Valdi, artista urbano bem conhecido em Florianópolis (SC), se prepara para lançar um livro comemorativo de 15 anos de carreira: o artista divulgou em seu Instagram um projeto de arrecadação postado no site de financiamento coletivo Catarse – uma vez atingida a meta, todos os que tiverem colaborado receberão prêmios e brindes, de acordo com a quantidade de dinheiro doada para o projeto. A meta é arrecadar R$ 39,764 até o dia 23 de agosto.
Continua depois da publicidade
“A ideia é compartilhar com a galera o que me inspira a fazer isso, o que me inspira a subir numa plataforma a 32 metros de altura para pintar, o que me motivou a botar uma lata de spray na mochila e sair de casa sem saber direito o que eu ia fazer”, diz Valdi, no vídeo de divulgação do projeto. “A arte urbana transformou o jeito como eu vejo o mundo e me deu oportunidades incríveis. E a arte urbana é comunitária: esse livro, sendo feito por mim e por vocês, ganha ainda mais significado.”
No livro, fotografias ilustram a carreira de Valdi em ordem cronológica, incluindo cenas de bastidores, inspirações e o processo de pintura desenvolvido pelo artista ao longo dos anos. Dos bairros de Floripa até cidades como Estocolmo, Barcelona, Milão, Paris e Nova York, o conteúdo do livro traz também pessoas da cena da arte urbana que Valdi já teve oportunidade de conhecer.


“Muita coisa aconteceu desde que comecei a me dedicar à arte urbana”, descreve Valdi no Catarse. “Foram 15 anos de experiências, histórias, viagens e amizades incríveis. Hoje, por meio da minha arte, consegui melhorar um pouco a cidade onde vivo, consegui criar obras impactante ao redor do mundo e viver profissionalmente como artista plástico. Mas isso começou muito antes, quando eu ainda desenhava no caderno e sonhava em ser um artista. Foi um longo caminho, que agora eu paro para avaliar e celebrar.”
Continua depois da publicidade
“Quero olhar para trás e entender tudo o que foi feito, para poder seguir em frente com a convicção dos passos que me trouxeram até aqui”, ele prossegue. “Resolvi criar esse livro para falar sobre tudo que vi e vivi, para relatar como a arte urbana ganhou o mundo nos últimos anos e como os artistas antes marginalizados agora são amigos das pessoas e das cidades.”