O lutador catarinense Thiago Tavares, 27 anos, está pronto para buscar mais uma vitória no maior torneio de Artes Marciais Mistas (MMA) do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC). Na sua 142ª edição, no próximo sábado, dia 14, o faixa-preta de Jiu Jitsu encara o canadense Sam Stout, no octógono montado no HSBC Arena, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
? Assista ao vídeo com o lutador Thiago Tavares
A luta é encarada pelo lutador de Florianópolis como o “divisor de águas” da carreira. Com 20 vitórias, quatro derrotas e um empate, Thiago vem de vitória contra o norte-americano Spencer Fischer no UFC 134, também realizado no Rio de Janeiro, no último mês de agosto. Se vencer Stout por nocaute, Thiago acredita que se aproxima da luta pelo cinturão dos pesos leves (até 70 quilos), pertencente ao norte-americano Frank Edgar.
– É a luta mais difícil da minha carreira. O Stout é o adversário mais completo que já enfrentei. Ele já encarou o dobro de caras mais duros do que eu. Por isso, uma vitória de forma impressionante pode me colocar entre os tops da categoria – explica Thiago.
Continua depois da publicidade
Outra motivação para o lutador catarinense é o fato de lutar “em casa”, no Brasil, pela segunda vez consecutiva, empurrado pela barulhenta torcida carioca que saudou os gringos na edição passada com o coro nada amigável de “Uh vai morrer! Uh vai morrer!”. As lembranças da noite de 27 de agosto de 2011 ainda estão vivas na memória de Thiago, que se emociona ao recordar os momentos da vitória por nocaute.
– Me senti um super-homem. Não tem como não se sentir motivado – ressalta Thiago, antes de embarcar para o Rio.
Nas última semanas, Thiago tem se dedicado aos treinos, cada vez mais intensos, e a estudar Stout, chamado pelo apelido revelador de Mãos de Pedra (Hands of Stone) para enfatizar a habilidade na troca de socos em pé, a trocação, como se diz no esporte.
Continua depois da publicidade
– Ele é um cara experiente. Quando eu estava na minha segunda luta pelo UFC, em 2007, ele já fazia a luta principal do UFC. Se ele der mole, vou botá-lo para baixo do quinto andar – exagera Thiago, que contratou o carioca Marcos Bicudo, para aperfeiçoar a técnica de wrestling, arte marcial baseada em clinches, arremessos e quedas.
PROGRAME-SE
A luta do catarinense é a última do card preliminar do UFC 142, que tem como luta principal o confronto válido pelo cinturão dos pesos pena entre o brasileiro José Aldo, atual campeão, e o norte-americano Chad Mendes. Esse combate será transmitido ao vivo pela RBS TV, a partir da 1h da madrugada de domingo, dia 15. O canal pago Combate irá exibir o evento a partir das 10h30min de sábado, dia 14.
Leia como o lutador Thiago Tavares curte o momento na edição impressa desta terça-feira (conteúdo exclusivo para assinantes).
Continua depois da publicidade